Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Pequenos agricultores do município de Alvorada do Gurgueia, no Sul do Piauí, relatam que tiveram sérios prejuízos na lavoura após a cheia do rio Gurgueia (veja vídeo).
As recentes chuvas que acometeram todo o estado causaram o aumento do nível das águas, que chegaram às plantações de produtores na zona rural do município. Alguns agricultores contam que perderam toda a produção.
Além da perca nas lavouras, os moradores da região temem ficar desabrigados e sem acesso à zona urbana da cidade, caso o nível do rio aumente ainda mais.
“Hoje nós estamos isolados. Moramos a aproximadamente 3 mil metros da BR-135, mas entre a BR e a nossa comunidade fica o rio Gurgueia. O rio está botando uma cheia muito grande dentro desses [últimos] cinco dias. Ontem não existia água nessa região, mas hoje amanheceu inundado. Nós estamos ficando preocupados com medo dos alagamentos”, disse o agricultor Edmilson Medeiros.
A Prefeitura de Alvorada do Gurgueia informou que não tem dados precisos de quantos agricultores estão prejudicados, mas que vai se reunir amanhã com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais para definir como será feito este acompanhamento.
O Emater informou que fez distribuição de sementes de milho, feijão e mudas de caju, e que o plantio está prejudicado apenas em localidades atingidas pela cheia do rio Gurgueia.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.