7 de julho de 2025

Famílias desabrigadas em Teresina continuam em escolas; número chega a 640

Thálef Santos

Publicado em 01/03/2022 15:30

Compartilhe:

 

(Foto: Prefeitura de Teresina)

A cidade de Teresina está com quase 640 famílias (mais de duas mil pessoas) desabrigadas devido as chuvas e alagamentos. Os dados são da Defesa Civil do Município.  Sem condições  de retornar para suas casas, muitas famílias continuam abrigadas em escolas municipais. Outras estão na casa de amigos ou familiares por meio do programa Cidade Solidária.

De acordo com a Defesa Civil,  aproximadamente 413 famílias estão no programa Cidade Solidária. Já nas escolas, são 53 famílias.

As famílias começaram a ficar desabrigadas no final do ano de 2021, quando iniciou o período chuvoso. O número de desabrigados aumentou ainda mais no mês de janeiro de 2022.

O gerente de operações da Defesa Civil Municipal, Marcos Rolf, fala que as chuvas no fim do ano foram atípicas. “Houve uma preocupação muito grande porque as chuvas se intensificaram (nos meses de novembro e dezembro de 2021),” afirma.

“Teve uma grande chuva no início do mês de janeiro, que provocou aquele alagamento na região Norte da cidade, o que não houve em outras regiões da cidade. Então, a preocupação da Defesa Civil era a inundação do Rio Parnaíba”.

Marcos Rolf, gerente de operações da Defesa Civil Municipal. (Foto: arquivo ClubeNews)

Alerta

O gerente afirma que Teresina continua em alerta para chuvas e alagamentos. Marcos Rolf comenta que todas as equipes de auxílio e resgate continuam a postos para qualquer situação.

Dentre os locais com área de risco está o bairro Pedro Balzi. O gerente explica que nesse bairro muitas famílias voltaram a morar nas casas construídas em locais com risco de desmoronamento.

Ele afirma que a retirada de materiais de construção provocou erosão da terra, no qual as famílias construíram suas residências, sob risco de deslizamentos

A Prefeitura de Teresina disponibiliza o número de emergência 199 para acionar a Defesa Civil e o 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: