26 de agosto de 2025

Ônibus: vereador defende quebra do contrato entre PMT e empresas

Jonas Carvalho

Repórter
Publicado em 23/03/2022 14:10

Compartilhe:

Vereador de Teresina, Deolindo Moura. (Foto: Jonas Carvalho/ Portal ClubeNews)

Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br

O vereador de Teresina, Deolindo Moura (PT), defendeu, nesta quarta-feira (23), o rompimento do contrato entre a Prefeitura Municipal e os empresários do transporte coletivo da cidade. Na análise do parlamentar, o momento é de instaurar uma licitação para contratar novas empresas de ônibus.

A realização de um novo processo licitatório foi uma das propostas apresentadas no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Câmara Municipal de Teresina, no ano passado. O relatório foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares. 

“Nós acreditamos que esse contrato deve ser rompido, chamando um emergencial. Eu sei que não fica bonito e nem é o necessário, mas garante à população o direito emergencialmente de poder ir trabalhar, estudar e fazer o seu dia a dia”, disse o vereador.

Motoristas e cobradores do transporte coletivo de Teresina estão em greve desde segunda-feira (21). A categoria reivindica o cumprimento de acordos contratuais firmados com a Prefeitura Municipal em 2021.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (SINTETRO-PI)  pede que os empresários ligados ao transporte público assinem a convenção coletiva, que está há três anos sem ser firmada, com reposição salarial e o retorno de benefícios como o plano de saúde e tíquete de alimentação.

Na avaliação de Deolindo Moura, as atuais empresas atuam na cidade de maneira inadequada. Ele cita, ainda, que existe uma demora das partes envolvidas para a resolução do impasse, que dura mais de um ano.

“Depois, tem que fazer uma nova licitação, garantindo que a gente tenha um transporte com mais qualidade. Há mais de 30 anos esses empresários exploram esse serviço de forma inadequada e nos precisamos resolver essa situação. A hora é agora”, decretou o parlamentar.

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: