26 de agosto de 2025

Anitta convida jovens para votar: “não dá pra salvar o país sozinha”

Thálef Santos

Publicado em 24/03/2022 12:17

Compartilhe:

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

As cantoras Anitta e Luísa Sonza entraram em campanha para incentivar os adolescentes a votarem pela primeira vez. Dados regionais e nacionais apontam que poucos jovens de 16 e 17 anos solicitaram o título de eleitor neste ano. Nas redes sociais o assunto movimentou seguidores e artistas. As cantoras lembram os jovens que, para a mudança desejada no governo, eles precisam se mobilizar e não apenas reclamar.

No Twitter, a cantora explica como tirar ou transferir o título de eleitor, lembrando o prazo para alterações ou solicitações. Anitta brinca com os apelos feitos com humor pelo público – “Anitta faz alguma coisa” – e afirma “não dá pra salvar o país sozinha”.

Ela diz que, com o apoio dos jovens na mudança, ela alcança o top 1 mundial com a música “Envolver”, Bruna Marquezine se torna estrela de Hollywood “e a nação segue adiante”. As artistas Bruna Marquezine e Luísa Sonza comentaram a publicação e apoiaram a cantora na campanha.

Para finalizar, Anitta informa: “então agora é isso hein… me pediu foto quando me encontrou em algum lugar? Se for maior de 16 eu só tiro a foto se tiver foto do título de eleitor”.

Em vídeo no Instagram, Anitta também convoca a população apta a votar para participar das eleições deste ano; confira:

Luísa Sonza
A cantora Luísa Sonza foi outra artista que acompanhou a campanha e também fez publicações convocando os adolescentes às eleições. A artista alerta o público que “não adianta gritar ‘Fora Bolsonaro’ nos shows e não tirar o título de eleitor” e divulga o site utilizado para solicitar o título. Confira o vídeo da cantora

Baixa adesão dos jovens

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de adolescentes de 16 e 17 anos que solicitou o título de eleitor para participar do pleito deste ano é o menor desde a promulgação da Constituição de 1988, quando jovens dessa faixa etária ganharam o direito de votar. O cadastro eleitoral para 2022 vai até 4 de maio.  Jovens de 15 anos que completarão 16 anos até o 2 de outubro de 2022, data do primeiro turno das próximas eleições gerais, também podem fazer o documento.

No Brasil é obrigatório o voto a partir dos 18 anos, mas os jovens com 16 ou 17 anos já podem tirar o título de eleitor e participar da eleição. Além das cantoras, muitos brasileiros comentam em suas redes sociais a importância de exercer o papel de cidadão e votar por uma política justa e melhor para o país. A preocupação dos brasileiros sobre o tema tem como foco a tendência popular à mudança na política.

(Foto: ALS)

Campanha “Bora Votar!”
Desde o início de setembro, a Justiça Eleitoral promove a campanha “Bora Votar!”, que incentiva o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar do processo eleitoral e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

A campanha transmite a mensagem de que o Brasil pertence a toda a população brasileira e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto. A campanha destaca que votar é um exercício de cidadania que fortalece a democracia. Segundo a iniciativa do TSE, ao votar, a cidadã e o cidadão podem ajudar a mudar o futuro da cidade, do estado, do país.

“Portanto, não permita que outras pessoas decidam por você. Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa. Não deixe de emitir sua opinião”, alerta a ação. O eleitorado jovem a partir de 16 anos de idade conta ainda com uma página no Portal da Justiça Eleitoral totalmente dedicada a esse público, inspirada nos aplicativos de mensagem.

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: