Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br
Com a alta de casos e as mortes causadas pela dengue em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu um alerta de surto para a doença na capital. Segundo o órgão, existem quatro tipos da doença circulando.
A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, afirmou que o combate à doença deve ser feito em parceria entre a população e o poder público. Amariles destacou ainda a atuação do carro ‘fumacê’ nos bairros onde foi registrada maior incidência de casos.
“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informa à população de Teresina que nós estamos vivendo um surto de dengue. Então, devido à isso, precisamos que todos – poder público e população – se unam no combate à essas viroses, porque nós temos chikungunya, quatro tipos de dengue e a zika. Para isso, a FMS fez uma programação para que os carros fumacê comecem um trabalho intensivo em alguns bairros de Teresina onde temos mais casos de dengue”, declarou Amariles.
A gestora explicou ainda como se dá o trabalho do carro ‘fumacê’ e reforçou que apenas essa medida não é o suficiente para combater o Aedes aegypti.
“Quero esclarecer que o carro fumacê recebe um regramento do Ministério da Saúde e nós temos que obedecer. A função do fumacê é pegar o mosquito voando enquanto está ocorrendo a fumaça para que ele morra. Quando as gotas do fumacê caem no chão ou nos objetos, ele não tem efeito residual, esse efeito diminui muito. Portanto, não podemos acreditar que só o carro fumacê vai nos ajudar a diminuir este surto da dengue, precisa-se que a população ajude não criando o mosquito em casa e também dando destino adequado aos resíduos sólidos”, completou.
*Sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
LEIA MAIS
Carro ‘fumacê’ volta a circular pelos bairros de Teresina; veja lista e horários
“Não tenho mais vida”, diz mãe de criança que morreu vítima da dengue em Teresina
Dengue: com mais casos e até mortes em Teresina, FMS alerta para cuidados básicos de prevenção
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.