Lucy Brandão
lucy@tvclube.com.br
A tecnologia com uso de smartphones e internet se tornou tão comum que não parece errado afirmar que “quase todo mundo” tem uma rede social. Com uma troca maior de informações, as mídias vêm se tornando não apenas uma fonte de diversão, mas agregando a possibilidade de fazer networking, conhecer novas empresas e pessoas e até conseguir uma boa oportunidade de emprego.
Seja na rede específica para o âmbito profissional – o Linkedin – ou em outras como Instagram, Facebook, Twitter ou TikTok é possível construir um bom perfil para mostrar o que se tem a oferecer ao mercado e vender sua imagem como excelente profissional.
Ao longo de 8 anos atuando como setorista de mercado de trabalho, tenho percebido que a maioria das pessoas ainda usa a velha e tradicional sola de sapato para ir de empresa em empresa distribuindo currículos e tentando a sorte como quem procura uma agulha no palheiro.
E todos os dias continuo recebendo no meu direct do Instagram e no whatsapp a pergunta “como conseguir um emprego?”. Constantemente me pego repetindo os mesmos conselhos que reuni neste artigo para ajudar quem precisa encontrar uma oportunidade de trabalho:
1) Use as redes a seu favor: tenha seu perfil de redes sociais como aliado na busca por emprego. Muitos recrutadores analisam sua rede social para saber sobre seu comportamento, seus valores, sua vida e confirmar se você realmente se encaixa no que a empresa procura para a vaga.
2) Siga as empresas nas quais deseja trabalhar: uma boa estratégia nas redes, não apenas no Linkedin, é seguir e interagir com perfis das empresas que estão na sua lista de desejos para ocupar uma vaga. Isso demonstra seu interesse por elas. Mas cuidado para não virar aquela figura bajuladora ou invasiva.
3) Siga perfis de vagas: em todas as redes sociais há diversos perfis que se especializam em publicar vagas de emprego por determinada região, repostam oportunidades divulgadas pelas empresas recrutadoras e até dão dicas.
4) Participe de grupos de Telegram, whatsapp, Facebook e outros com foco na divulgação de oportunidades. No meu perfil @lucybrandaobarreto você encontra um link para participar de um desses grupos.
5) Cadastre-se pelos sites das empresas: hoje em dia é comum que algumas empresas não divulguem os processos seletivos para o grande público, mas criem seus próprios banco de talentos. O ideal é você entrar no site da empresa onde quer trabalhar e acessar a aba “Trabalhe conosco”. Lá você pode fazer um cadastro com dados pessoais e experiências profissionais, além de descrever suas habilidades. Desta forma seu nome vai constar no banco de currículos da empresa para futuras seleções.
6) Cuidado com a sua imagem: já que estamos falando de redes sociais, nunca é demais lembrar que o cuidado com a imagem nas suas redes é tudo. Evite postar fotos e vídeos polêmicos, com roupas ousadas demais ou em situações vexatória. Em cada postagem, pense também como esse conteúdo seria encarado caso fosse visto por um avaliador. E, principalmente, jamais poste algo ilegal. Às vezes pode parecer bobagem, mas um vídeo bebendo e dirigindo demonstra que você infringe um lei. Pense nisso!
VÍDEO
No quadro Balcão do Emprego do Bom Dia Piauí da Rede Clube desta terça-feira (19) mostramos a história do John Lenno, que usou a própria rede social para postar seu currículo e de forma inovadora – unindo o tradicional perfil profissional com a presença nas redes – tentar uma oportunidade no mercado de trabalho. Confira clicando aqui.
Leia também:
Emprego e estágio: confira mais de 80 vagas disponíveis e saiba como se candidatar
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Twitter.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.