5 de julho de 2025

Como você se comporta no ambiente de trabalho?

Lucy Brandão

Jornalista
Publicado em 31/05/2022 13:44

Compartilhe:

Uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho é a inteligência emocional do trabalhador – que é a capacidade de lidar com as próprias emoções e com as das pessoas em volta.

Um estudo recente mostrou que no momento da contratação, essa característica é mais valorizada do que o conhecimento técnico. A pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half apontou que as habilidades mais valorizadas pelas empresas no momento da contratação são comportamento – com mais de 55% de relevância. Logo depois vem conhecimento ou experiência – com 43%. E, por último, formação ou certificação – com 0,68%.

Os dados comprovam que as empresas estão contratando pessoas que sejam mais fáceis de lidar, que consigam se dar bem com outros colaboradores, que saibam dominar suas emoções e garantir a produtividade que o trabalho exige.

É comum ouvir dos recrutadores que é mais fácil treinar uma pessoa do ponto de vista técnico do que mudar a personalidade dela. Pesquisas comprovam que pessoas com altos níveis de QI são superadas 70% das vezes por pessoas emocionalmente inteligentes.

Então, é importante fazer a reflexão sobre como foi seu comportamento no seu último emprego. Caso esteja trabalhando atualmente, como têm sido suas relações no ambiente corporativo?

Para ajudar você a entender melhor como anda sua inteligência emocional, veja a seguir algumas habilidades envolvidas nesse conceito:

Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo e as suas emoções vai ajudar a lidar com situações estressantes – suas e dos seus colegas de trabalho. Ao conhecer suas emoções, fica mais fácil analisar seus pontos fortes e fracos. O autoconhecimento leva ainda a tirar bom proveito de críticas.

Controle emocional
Controlar algumas emoções não é fácil, mas quem consegue fazer isso tende a se dar melhor em ambientes de interação social, como é o caso do trabalho. Utilizar as emoções a seu favor e lidar bem com adversidades pode ser um diferencial.

Automotivação
A automotivação é uma habilidade de quem é emocionalmente inteligente. Isso porque esse tipo de pessoa não espera por incentivos externos (do chefe, da empresa ou de outros colaboradores) para cumprir suas metas e se manter produtivo.

Empatia
Principalmente para quem ocupa cargos de liderança, é importante saber se colocar no lugar do outro. A empatia é também uma habilidade importante para o trabalho em equipe, quando você lida com emoções dos outros trabalhadores. A boa convivência entre todos na empresa é fundamental para manter o ambiente saudável.

Relacionamentos interpessoais
Nutrir relacionamentos interpessoais construtivos também contribui para o ambiente saudável no ambiente corporativo. As pessoas emocionalmente inteligentes não mais propensas a construir essas relações. Isso impacta na produtividade da equipe e até no nível de felicidade dos colaboradores no trabalho.

Essas são apenas algumas dicas para quem quer analisar e até melhorar sua inteligência emocional no ambiente de trabalho. O importante é buscar o autoconhecimento e, se precisar, buscar ajuda. Afinal, estas habilidades nem sempre nascem conosco, na maioria das vezes são desenvolvidas.

 

 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

Leia também: