16 de novembro de 2025

Sem veículo e com bomba costal para combater incêndios, Bombeiros de Pedro II pode ser desativado

Atualizado em 13/10/2022 19:20

Compartilhe:

Kelvyn Coutinho*
kelvyn@tvclube.com.br

O Portal ClubeNews teve acesso a um vídeo (veja acima) que mostra a Corporação de Bombeiros Civis de Pedro II fazendo o resgate de animais de um incêndio em uma área de mata na cidade, mas sem estrutura suficiente para salvar o bicho, o animal morreu. As imagens foram cedidas pelo Portal P2.

A corporação do município existe desde 2018 e trabalha de duas formas,  voluntária e privada, mas está sobre alerta de desativação, pois segundo o bombeiro civil Renato, há anos não tem o devido apoio do poder público e nem da população para serviços voluntários.

“A Corporação existe aqui desde 2018, mas desde lá só promessas dos políticos locais que nunca cumpriram. Não temos veículos, não temos apoio nenhum do poder público, nem sede nós temos. Sobre incêndios, a corporação só tem uma bomba costal para tentar conter o fogo ou fazer um resfriamento da área”, revelou.

Renato é o bombeiro que aparece na filmagem tentando salvar o animal, identificado como sendo um preá. Ele relatou que a corporação foi acionada para conter o incêndio, mas ao chegar no local se deparou com animais silvestres fugindo das chamas.

“Somos bombeiros civis ativos, mas fazemos um trabalho expansivo, como combate a incêndio florestal, busca e resgate de pessoas e animais, em Pedro II e região. Na hora da ocorrência, o que o animal precisava de um pouco de oxigênio, devido à inalação de fumaça, mas infelizmente a corporação não tem cilindro de oxigênio ou algo do tipo. O que faltou da corporação foram equipamentos para esse tipo de ocorrência”, contou.

O bombeiro civil contou que eles tiram do próprio “bolso” o dinheiro para pagar as manutenções dos poucos equipamentos que a corporação possui, mas que agora está começando a ‘pesar’.

“Até a gasolina sai do nosso bolso e usamos nossos próprios veículos, para se deslocar para as ocorrências”. Renato explicou que com o pouco apoio, corre o risco de desativação e vão focar apenas no serviço privado.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsAppou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também:

Acompanhe a ClubeNews FM
Newsletter

Receba as principais notícias do Piauí e do Brasil direto no seu e-mail. Fique informado com agilidade e confiança, onde estiver.

Fique por dentro das próximas noticias