14 de novembro de 2025

Temporada da manga: fruta cai no gosto dos piauienses e traz benefícios para a saúde

Atualizado em 06/11/2022 11:00

Compartilhe:

Foto: arquivo Rede Clube

Ao rodar pelas ruas e avenidas de Teresina é possível notar as mangueiras carregadas pela cidade. O sinal é claro: o auge da temporada da manga chegou! A fruta é popular em todo o Piauí e, além de muito conhecida, ela também é muito nutritiva.

A manga tem vitaminas A e C. Ela é riquíssima em fibras, que fazem o intestino funcionar melhor. Ou seja, para quem sofre com o intestino preso o segredo é investir nessa fruta, diz o nutricionista André Teles.

A manga é nativa do continente asiático. Acredita-se que a fruta teve sua origem na Índia. No Brasil, a manga foi produzida pela primeira vez no século XVI, pelos colonizadores portugueses. Apesar de não ser do país, ela se adaptou ao clima e é muito comum em diversos estados.

No Piauí, além de fazer parte das frutas mais consumidas, a comercialização da manga movimenta a economia e garante o sustento de muitas famílias. Para a vendedora Carmén Célia, a manga era tão presente em sua vida que ela e a família começaram a vendê-la em Teresina.

“Para mim é uma diversão e, ao mesmo tempo, é um lucro que gera para a gente. Meu filho traz, deixamos em casa e, aos poucos, ele vem trazendo (para o ponto de comercialização)”.

Foto: arquivo Rede Clube

Acompanhada da filha Maxiana, Carmen mantém viva o empreendimento da família que percorreu gerações. “Nossa propriedade veio do meu avô, onde tem essa produção de manga; (ele) passou para o meu pai, que agora passou para os filhos depois que faleceu, e estamos tomando de conta”, revela Maxiana Sousa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de manga aumentou ao longo dos anos. Em 2019, o estado produziu 3.667 toneladas da fruta. Já em 2020 a produção chegou a 3.869 toneladas e, no ano passado,  foram produzidas 4.061 toneladas. A expectativa é que em 2022 esse número cresça ainda mais.

A temporada das mangas começou em setembro e segue até dezembro. Durante esse período, os piauienses podem desfrutar das diversas mangueiras espalhadas pela cidade e da variedade de receitas que podem ser feitas com a fruta.

“Todo mundo pode aproveitar a estação e usar a manga no dia a dia sem muita preocupação e com uma certa tranquilidade porque é uma fruta super saudável”, finaliza o nutricionista, André Teles.

Foto: arquivo Rede Clube

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: