
A Associação dos Diabéticos do Piauí (Adip) preparou um cronograma de ações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta segunda-feira (14). No Piauí e em Teresina, dados da Adip apontam que, em 2021, a doença teve um crescimento de 4,5% entre a população de mulheres.
Neste dia D de ações, a Adipi se encontra no Teresina Shopping, a partir das 16h, com alguns serviços disponíveis. Valdete Martins, tesoureira e coordenadora e eventos da Adip, conta que serão realizadas avaliação antropométrica; avaliação e orientação nutricional; e orientação médica; aferição da pressão; aferição da glicemia capilar; avaliação do pé diabético; e cadastro na Adip.
Confira os dados da Adip que apresentam o número de diagnósticos positivos para Diabetes nos últimos anos, conforme definição da Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde (Vigitel), entre 2020 e 2021. Os percentuais de confirmação foram os seguintes:
PERCENTUAL DE ADULTOS QUE REFERIRAM DIAGNÓSTICO MÉDICO DE DIABETES – TERESINA-PI
TOTAL: 6,4% – 2020 / 9,5% – 2021 (CRESCIMENTO DE 3,1%)
HOMENS: 6,3% – 2020 / 6,6% – 2021 (CRESCIMENTO DE 0,3%)
MULHERES: 7,5% – 2020 / 11,1% – 2021 (CRESCIMENTO DE 4,5%)
A Associação informa que, segundo o Ministério da Saúde, estima-se que a população adulta com diabetes, no Piauí, gira em torno de 228 mil pessoas.
POPULAÇÃO ADULTA – PIAUÍ ESTIMATIVA:
2020 – 153 mil
2021 – 228 mil
POPULAÇÃO ADULTA – TERESINA ESTIMATIVA:
2020 – 41 mil
2021 – 62 mil
SOBRE A DOENÇA
Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.
Existem diferentes tipos de diabetes:
TIPO 1: Causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.
Diabetes gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou com o uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticóides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.).
DIA MUNDIAL
Desde 1991, o mês de novembro é dedicado ao diabetes pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). Em 2006, a ONU assinou uma resolução que reforça a importância dessa condição que se tornou um grande problema de saúde pública.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!