
A partir desta quarta-feira (16), inicia a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) com comorbidades em Teresina. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o imunizante será aplicado em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Para ter acesso à vacina, os pais devem marcar dia e hora previamente no site VacinaJá.
Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina, informa que o sistema está disponível, desde a segunda-feira (14), para agendamento da população. “Estamos iniciando a vacinação com as crianças portadoras de comorbidades, conforme orientado pelo Ministério da Saúde”, reforça Emanuelle Dias.
Os documentos exigidos para a vacinação são: CPF ou Cartão do SUS, Cartão de Vacina e um laudo ou prescrição médica descrevendo a comorbidade, entre as incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19. “Também lembramos que, no momento da vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis”, diz.
Eles serão imunizados com a vacina Pfizer infantil, em um esquema que contempla três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, reforça a importância da vacinação deste público, evitando assim infecções pelo coronavírus, hospitalizações, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e óbitos, além de complicações como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) e condições pós-Covid-19.
Confira os grupos de comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão arterial estágio 3;
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
- Insuficiência cardíaca (IC);
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras);
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças neurológicas crônicas;
- Doença renal crônica;
- Imunocomprometidos;
- Hemoglobinopatias graves;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose hepática.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.