
Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br
Natal é o momento de reunir a família e os amigos para compartilhar presentes e celebrar a vida. Tudo isso é geralmente feito ao redor de uma mesa bonita, bem decorada e repleta de pratos saborosos.
Pensando em deixar a ceia ainda mais atrativa, os confeiteiros da capital já estão elaborando cardápios para atender às exigências dos consumidores e deixar a noite de natal ainda mais doce.
O Portal ClubeNews conversou com a empresária e confeiteira Noélia Machado, que revelou algumas estratégias para montar um cardápio natalino e conquistar a confiança e o paladar dos clientes.
A princípio, a empreendedora aconselha a planejar tudo com antecedência e organizar um cronograma de ações.
“É necessário bastante tempo para amadurecer as ideias e conciliá-las com a realidade do mercado que trabalhamos. Fazer o planejamento, formulação de menu, desenvolvimento da identidade visual da campanha (cores, mensagem a ser passada e tipo de mídia a ser utilizada na divulgação) e cronograma de execução das ações é primordial”, disse.
Outro critério que deve ser considerado é realizar uma pesquisa com os consumidores. Assim, será mais fácil corresponder às expectativas de que quem compra o produto.
“Ouvir a audiência é 50% do trabalho na definição do menu. Não adianta oferecer um produto inovador se o seu cliente não está disposto a abdicar do tradicional. A chave está em equilibrar as novidades sem esquecer de ofertar também o que já está consolidado”, destacou.
Diante dos altos valores dos insumos, a confeiteira afirma que é importante oferecer opções que caibam no orçamento de todas as famílias.
“Uma opção viável é oferecer 2 linhas de produtos, sendo uma delas mais acessível, que use insumos mais simples, e uma segunda opção com produtos mais requintados. Outra opção seria colocar 2 opções de tamanho/ quantidade, dessa forma também terá um produto com um custo menor e consequentemente um valor mais atraente”, ressaltou.
Os empreendedores também devem se preocupar com a divulgação do cardápio natalino. Nas redes sociais, usar fotos de boa qualidade deixa o produto ainda mais atrativo.
“Um cardápio mais enxuto torna a experiência do cliente mais prática e com uma escolha mais rápida, além de gerar uma produção mais prática e menos trabalhosa. Fotos profissionais também são uma ótima dica. Nem sempre é possível, mas usar dicas de fotografia como luz natural, um cenário montado com poucos itens e fotos humanizadas fazem toda a diferença”, concluiu.
LEIA MAIS
Produção de panetones artesanais começa mais cedo em Teresina
*Estagiário sob supervisão da jornalista Malu Barreto.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!