
A médica pediatra, Amariles Borba, de 79 anos, pediu exoneração do cargo de diretora de Vigilância em Saúde, da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O pedido foi protocolado na terça-feira (29) e, até o momento, o órgão não anunciou um nome substituto.
Em entrevista ao portal ClubeNews, Amariles Borba informou que ainda não pensa em aposentadoria e que deve buscar um novo ofício após deixar o órgão municipal. A médica é lotada na FMS desde fevereiro de 1999 e foi uma das primeiras pessoas a receber a vacina contra a Covid-19, em Teresina. Foram 23 anos de história na FMS. Ela não informou o motivo do pedido de exoneração.
“Eu pedi exoneração. Estou aguardando o substituto para passar o serviço. Estou aqui desde fevereiro de 99”, disse. Questionado se agora iria “curtir a aposentadoria” já que ela não atende mais em consultório, Amariles respondeu: “vou arrumar um trabalho para mim”.
A professora Amariles de Sousa Borba é natural do município de Floriano e formada em Medicina e Nutrição, pós-graduada em Pediatria e especialista em Saúde Pública. Foi responsável pela implantação do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde ocupou o cargo de presidente. Também presidiu a Sociedade de Pediatria do Piauí e foi diretora do Hospital Infantil Lucídio Portella.
O pedido de exoneração repercutiu na Câmara Municipal de Teresina (CMT) nesta manhã. Em entrevista à imprensa, o vereador Luiz Lobão (MDB), que já foi presidente da Fundação da Municipal de Saúde (FMS), comentou que a saída pode ter sido motivada pelas últimas mudanças ocorridas na gestão do órgão municipal.
No último sábado (26), o presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explicou que as mudanças visam dar celeridade às demandas relacionadas à saúde da capital.
“Eram pessoas da própria equipe. Foram adequações de equipe, dos profissionais. Isso é uma tentativa de dar uma acelerada na equipe, fazer ajustes. Como está na metade da gestão, foram feitas essas mudanças”, disse.
LEIA MAIS
Prefeito Dr. Pessoa exonera gestores do HUT e da FMS; veja mudanças
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!