É o Chico! Após verificação do Ibama, através do chip de identificação, o mais recente macaquinho que surgiu em Aroazes, no Centro-Norte do Piauí, areando panelas, lavando roupas e amolando facas, foi reconhecido como o velho e famoso Chico.
Após meses de reabilitação em zoológico e de convivência em bando com outros da espécie, o macaquinho – que saiu da cidade de Corrente – retornou para a vida em volta dos humanos na área urbana da cidade de Aroazes, onde foi solto com outros maquinhos.
A identidade foi confirma na segunda-feira (12). Alguns vídeos que mostravam as atitudes já conhecidas, que repercutiram nas redes sociais, já levantavam a suspeita de que aquele seria, sim, o Chico.
Segundo populares, ele é muito dócil e adora comer biscoito. “ Ele é manso e bom de biscoito, já deram até uma faca pra ele, e ele começou a amolar”, contou um morador da região.
“Ele está aqui na fazenda, já me deu até abraço. Ele é muito danado, agora mesmo tá se danando na casa da vizinha. Ele foi solto com outros macacos, mas como é muito esperto veio procurar a civilização”, contou aos risos.
O Portal ClubeNews enviou e-mail solicitando mais informações sobre o Chico ao Ibama e aguarda retorno.
REABILITAÇÃO
Na época do soltura da soltura, de acordo com Fabiano Pessoa, veterinário do CETAS do Ibama-Piauí, o bando de macacos no qual Chico se encontrava foi liberado na mata no dia 6 de outubro a cerca de 15 quilômetros do povoado.
Chico foi recapturado e levado até Teresina para realizarem a leitura do chip e confirmar a identidade.
Chico passou três meses em convivência com o grupo, durante a reabilitação, para de adaptar ao modo de vida na natureza.
Chico teve uma vida ativa na cidade, e na natureza não foi diferente. Muito esperto e inteligente, o macaquinho tem habilidade e características de que é capaz até mesmo de disputar pela liderança do bando, “fato positivo pensando no aspecto da soltura”, afirmou o veterinário do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), Fabiano Pessoa na data em que o macaquinho foi liberado.
O local onde o grupo da espécie foi liberado é uma área de soltura registrada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (ibama), abrangendo a zona rural das cidades de Aroazes, Pimenteiras, São Miguel do Tapuio e Santa Cruz do Piauí.
VÍDEOS DO CHICO
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:
Será o Chico? Macaco que lava roupa e destelha casa é flagrado em Aroazes
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!