
Jonas Carvalho, Kelvyn Coutinho e Carlienne Carpaso
carliene@tvclube.com.br
Rafael Fonteles (PT) e Themístocles Filho (MDB) foram diplomados governador e vice-governador do Piauí, respectivamente, na noite desta sexta-feira (16), na antiga sede do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), na zona Norte de Teresina.
A solenidade também diploma senador (até o segundo suplente), deputados estaduais e federais (suplentes até o terceiro grau) que venceram as eleições no mês de outubro.
“Hoje é um momento de muita alegria. Foi uma batalha ao longo da campanha eleitoral que agora se concretiza, com a aprovação das nossas contas e diplomação para que com esse documento a gente possa tomar posse no dia apropriado”, disse Fonteles.
Emocionado, o novo governador do Piauí reafirmou as propostas de campanha, mantendo alinhamento político junto ao Governo Federal em 2023.
“Reafirmamos o nosso compromisso com o povo do Piauí, uma gratidão a Deus e ao povo principalmente. Um milhão cento e quinze mil cento e trinta e homens e mulheres que votaram na gente, mas nosso compromisso agora é governar para todos e todas sem deixar ninguém para trás. Quanto maior a votação, maior a responsabilidade, então a gente tem que errar menos e acertar mais para cumprir o programa de governo e não decepcionar nossa população.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitora, a “diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral”.
POSSE
A posse de Rafael Fonteles e Themístocles Filho acontece no dia 1º de janeiro de 2023, em solenidades realizadas na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e no Palácio de Karnak.

Veja a lista dos deputados estaduais diplomados:
Aldo Gil de Medeiros
Ana Paula Mendes de Araújo Santana
Antônio Henrique de Carvalho Pires
Bárbara Carvalho da Silveira Soares
Carlos Augusto Gomes de Souza
Evaldo Gomes da Silva
Fábio Henrique Mendonça Xavier de Oliveira
Fábio Nuñez Novo
Felipe de Souza Rezende Sampaio
Firmino Soares Paulo
Flávio Rodrigues Nogueira Júnior
Francisco das Chagas Limma
Francisco José Alves da Silva
Georgiano Fernandes Lima Neto
Gil Carlos Modesto Alves
Gustavo Sousa de Neiva
Hélio Isaías da Silva
Janaínna Pinto Marques Tavares
Jeová Barbosa de Carvalho Alencar
João Mádison Nogueira
José Hélio de Carvalho Oliveira
José Icemar Lavôr Néri
Marden Luís Brito Cavalcante e Meneses
Maria das Graças de Moraes Souza Nunes
Pablo Dantas de Moura Santos
Rubens de Sousa Vieira
Severo Maria Eulálio Neto
Thales Coelho Pimentel
Vinícius Pontes do Nascimento
Wilson Nunes Brandão
Veja a lista dos deputados federais eleitos:
Átila de Melo Lira
Flávio Rodrigues Nogueira
Florentino Alves Vera Neto
Francisco de Assis de Oliveira Costa
Jadyel Silva Alencar
José Dias de Castro Neto
Júlio César de Carvalho Lima
Júlio Ferraz Arcoverde
Marcos Aurélio Pádua Ribeiro Gonçalves de Sampaio
Rejane Ribeiro Sousa Dias
Senador eleito
Em 2022, o ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), foi eleito senador da República para o mandato de oito anos. Nestas eleições, somente um nome foi escolhido para representar o Piauí no Congresso e, assim, compor a bancada do estado no Parlamento Federal.
Antônia Jussara Gomes Alves Sousa Lima é a 1ª Suplente; e José Amauri Pereira de Araújo, 2º Suplente.
Biografia Rafael Fonteles (PT)
Natural de Teresina, Rafael Tjara Fonteles tem 37 anos, é empresário, formado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde 2005 e mestre em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O candidato é filho do ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Nazareno Fonteles (PT).
Em 2015, foi nomeado para o cargo de secretário de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz), no governo Wellington Dias (PT). Em 2019, foi eleito presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz).
No mês de março de 2022, o candidato renunciou aos cargos para poder concorrer às eleições estaduais pelo Partido dos Trabalhadores.
Biografia Themístocles Filho (MDB)
Formado em Direito, Themístocles de Sampaio Pereira Filho foi eleito vereador de Teresina em 1982 e, logo após, deputado estadual pelo Piauí, em 1986. Desde 2005, ocupa a cadeira de presidente da Assembleia Legislativa do Piauí.
Durante o Governo Mão Santa, foi secretário de Articulação Municipal e de Justiça. Em 2022, decidiu abdicar de concorrer a um novo mandato e disputou o Governo do Piauí, na condição de vice, na chapa encabeçada por Rafael Fonteles.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.