
Ceia de natal, bebidas e festas, tudo isso reunido no mês de festivo de dezembro. Com o período do Natal e Réveillon, é normal as pessoas saírem da rotina e consumir calorias extras nas festividades em família e com amigos. Mas, é importante lembrar: os cuidados com alimentação devem ser redobrados nessa etapa pós-ceia de Natal.
Especialistas recomendam cautela e cuidados para que as pessoas não exagerem no consumo de alimentos calóricos e mantenham uma alimentação equilibrada de carnes brancas, magras e saladas verdes.
A nutricionista Silvia Fernanda, faz algumas recomendações para uma alimentação mais balanceada nesse período. Ela conta que, “nessa época de fim de ano, muitas famílias costumam realizar banquetes com variados tipos de alimentação”.
“Normalmente, a alimentação natalina aconteceu em horários noturnos, a recomendação era de que fosse feita uma refeição leve à base de carnes brancas e magras, saladas verdes e frutas, mas como isso provavelmente não aconteceu, reforçamos que, além disso, a orientação é que as pessoas aumentem o consumo de aves, peixes e frutas ricas em água, como morango, pêssego, abacaxi, melancia, dentre outros. Estes alimentos possuem fatores nutritivos que contribuem bastante para um corpo mais saudável”, orienta a nutricionista.
Para quem consume bebidas alcoólicas a hidratação precisa ser redobrada. É recomendado também cozinhar com pouco óleo, evitar o sal em excesso e evitar alimentos processados.
Após a festa, a hidratação deve ser intensa com bastante água, água de coco, chás ou sucos detox. Não é preciso tirar o sabor da comemoração, mas é possível saborear cada prato sem exageros e arrependimentos no dia seguinte.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram