21 de agosto de 2025

Imagens aéreas mostram “buraqueira” na Av. Dom Helder Câmara; veja fotos

Emanuel Pereira

Publicado em 04/01/2023 14:00

Compartilhe:

Imagem aérea da Avenida Dom Hélder Câmara (Foto: TV Clube)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

Motoristas têm dificuldades para trafegar pela Avenida Dom Helder Câmara, zona Leste de Teresina, por conta dos inúmeros buracos na pista. Esse problema causa grandes transtornos no trânsito da região e os condutores não sabem mais a quem recorrer para buscar uma solução.

A Prefeitura de Teresina anunciou a construção de uma nova avenida com obra sem data específica para iniciar porque ainda será iniciado o processo de licitação. A expectativa é da licitação iniciar ainda neste semestre.  Uma equipe deve ir até o local para verificar alguma demanda emergencial.

A situação da via é tão complicada que, para um veículo passar, o outro, no sentido contrário, precisa parar e esperar. Segundo os motoristas, o problema se agravou após o fechamento do balão na Ladeira do Uruguai, que provocou aumento no fluxo de veículos na avenida.

“Isso é vergonhoso. Todos os anos, quando chove, a buraqueira aparece. Não há nem como transitar na pista, pois corre o risco da água levar a gente”, relatou um motociclista.

O líder comunitário, Wanderlan Carvalho, fala que a situação fica ainda pior quando chove na região. Ele conta que os buracos ficam cobertos de água. “Quando começa a chover a água chega a ficar até a virilha. Depois que começa a chover, a gente vão vê mais o assalto. Não tem como passar”.

O vigilante José Gomes conta que chegou a se machucar a tentar passar pela avenida. “Eu ia caindo, só não me machuquei porque vinha um companheiro do meu lado e me segurou na bicicleta. Uma moto falta não passar”.

Imagem aérea da Avenida Dom Hélder Câmara (Foto: TV Clube)

 

Carro fica atolado na avenida (Foto: TV Clube)

Quem também é prejudicado pelo estado caótica da avenida são os caminhoneiros. “É insuportável essa situação, pois não tem condições de um veículo de grande porte transitar por uma pista tão esburacada. É arriscado acontecer um acidente grave”, disse um deles.

Registro de um dos buracos na pista (Foto: TV Clube)

O comércio da região também amarga prejuízos por conta da buraqueira na via. O Raimundo Nonato é dono de um açougue e registrou queda de 25% nas vendas de carne.

“Os carros já não querem mais andar por essa avenida por conta dos buracos, arriscando ficar atolado ou com o carro quebrado. Então, os clientes vão comprar em outro lugar”, pontuou.

A Avenida Dom Hélder Câmara garante acessibilidade para vários bairros da zona Leste, como Vale do Gavião, Planalto Uruguai e Vale Quem Tem.

Condutores e motociclistas têm dificuldade para trafegar (Foto: TV Clube)

SOLUÇÃO 

O superintendente da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas – Leste, James Guerra, esclarece que a drenagem é uma das principais preocupações da atual gestão municipal. Para isso, obras grandes e pequenas são realizadas para evitar maiores transtornos.

“Esse local, da avenida Dom Helder, é um ponto de fluxo natural de água, de várias lagoas, de vários córregos; existe uma dificuldade de você simplesmente asfaltar e com a primeira chuva o asfalto sair ou o calçamento ceder”.

Guerra ressalta que a Saad Leste fez um planejamento no ano passado e agora em janeiro de 2023 vai ser construída uma nova avenida Dom Helder, de 1,6 quilômetros com obra no valor aproximado de R$ 16 milhões. A obra será por licitação. A pista será de concreto armado.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

 

 


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: