
Sexta-feira (13) é um dia cheio de superstições e traz “má sorte aos que não se cuidam”. E, para as pessoas que acreditam que a data é sinônimo de azar, sobra até para os gatos pretos, que sofrem o preconceito e ficam sem adoção. A situação pode ser ainda pior, já eles podem até mesmo ser alvo de maus-tratos, principalmente na data de hoje.
A jornalista Anne Riedel, ciente da superstição, procura justamente os felinos pretos para criar. Ela conta que, ao adotar a sua gatinha, de uma ninhada de gatos, apenas ela, uma “pretinha”, ficou sem um lar.
“Uma amiga minha, há mais de dois anos, estava doando os gatinhos. Me interessei e ela foi a última que sobrou. Todos os outros eram persas, e ela foi a única que sobrou porque ela é preta. Já sabendo como é essa coisa de gato preto, falei ‘quero ela para mim, para ela ter uma vida de rainha, de princesa'”, conta em entrevista ao Bom Dia Piauí.
A médica veterinária, Jade Petronilho, revela que em levantamento recente percebeu que 21% dos gatos disponíveis para adoção são da cor preta. “Se a gente pensar nas possibilidades de cores que existem para gatos, 21% é muito expressivo, e mostra algo que a gente já imaginava: que animais de cor escura tem mais dificuldade de encontrar um lar”, explica.
A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) informa que em Teresina o tratamento aos gatos de cor escura é o mesmo.
Algumas pessoas até se empenham a mudar esse cenário e promover a adoção de gatos pretos levando os felinos para casa com caprichos e cuidados ao animal que, como qualquer outro, faz a melhor companhia.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.