29 de julho de 2025

Ressaca pós-carnaval: veja dicas para aliviar consequências do álcool

Emanuel Pereira

Publicado em 05/02/2023 20:30

Compartilhe:

Corso de Teresina. (Foto: arquivo ClubeNews)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

Aproveitar os quatro dias da folia de momo, bem como as prévias carnavalescas, traz consequências para o corpo, especialmente aos foliões que exageram na bebida alcoólica. Além do cansaço, a ressaca também causa prejuízos ao organismo.

Mas, para aliviar os sintomas da ingestão excessiva de álcool, existem alimentos e estratégias que os brincantes podem usufruir neste Carnaval.

A fim de conhecer as maneiras de amenizar a ressaca, o Portal ClubeNews conversou com o nutricionista Willian dos Anjos. Além de apresentar essas dicas, o profissional explicou como a ressaca acontece no corpo humano.

CAUSA E SINTOMAS

Segundo o nutricionista, a ressaca acontece durante a absorção e a metabolização de todo o álcool. Isso afeta muitos órgãos e sistemas do corpo, como o fígado, o cérebro e os sistemas imunológicos e gastrointestinal. Este processo resulta em dores de cabeça, desidratação, diarreia, enjoo e extremo cansaço.

“Os sintomas são efeitos da quebra do álcool no organismo. Isso sobrecarrega órgãos como o fígado, responsável por produzir enzimas que absorvem o álcool. No entanto, estas enzimas são muito tóxicas e, mesmo quando o álcool já se foi, a concentração ainda é alta. Isso causa um desequilíbrio no organismo” disse.

Willian também alertou sobre o efeito da ressaca no sistema nervoso. “É outro sistema afetado neste processo de absorção do álcool, porque se adequou ao ritmo errado do corpo. Isso gera uma crise de abstinência”, destacou.

O SEGREDO É A HIDRATAÇÃO!

O profissional destacou um rol de alimentos, bebidas e hábitos que ajudam a curar a ressaca pós-carnaval. Quase todos eles desempenham a função de hidratar o corpo.

“O ideal é consumir alimentos naturais, como frutas e hortaliças, que vão hidratar o organismo, desintoxicar e repor os micronutrientes”, pontuou.

ALIMENTOS

Foliões que pretender consumir bebidas alcoólicas neste Carnaval devem fazer um estoque de frutas, como abacaxi, limão, melancia, melão e morango. Elas ajudam a eliminar as toxinas.

Outro alimento que não pode faltar na geladeira dos foliões é o ovo. Conforme o nutricionista, consumir ovos melhora a recuperação do organismo.

“É um alimento que possui acetilcolina, que também evita a lesão celular”, afirmou Willian.

Líquidos como a água de coco, chá de gengibre e chá de hortelã também auxiliam no processo de recuperação.

Frutas ricas em água ajudam a curar ressaca (Foto: Nova Ceasa/divulgação)

DESCANSO

Somente a hidratação e o consumo destes alimentos não bastam para curar a ressaca. Também é preciso descansar.

“É essencial dormir por, no mínimo, oito horas de sono para a recuperação do organismo”, revelou.

E não se esqueça: se dirigir, não beba!

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram

Leia também: