
Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com
A Associação dos Cadeirantes do Município de Teresina (Ascamte) denuncia que, mais uma vez, o serviço de transporte eficiente foi suspenso devido à falta de repasse financeiro da Prefeitura de Teresina aos empresários do setor.
Wilson Gomes, presidente da Ascamte, relatou ao Portal ClubeNews que recebeu a informação da falta de repasse pelo diretor da empresa Santa Cruz, responsável pelo transporte eficiente para pessoa com deficiência de Teresina, Joselito Campelo, em Teresina.
Segundo Gomes, o transporte está praticamente desarticulado por não receber repasses da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) há três meses. Ele também relata que antes da pandemia da Covid-19 a frota contava com 18 veículos, mas até a sexta-feira (3) haviam somente cinco rodando.
Já nesta terça-feira (7), a Associação constatou a presença de apenas dois veículos em circulação. Em comunicação com a empresa Santa Cruz, a Ascamte descobriu o impasse financeiro que a empresa não recebe subsídios desde o dia 20 de novembro de 2022.
Já neste ano, alguns motoristas estão sem receber os salários. A empresa, inclusive, estaria sem recursos até mesmo para abastecer os tanques de combustíveis dos veículos.
O presidente da Ascamte destacou que a situação prejudica os quase dois mil teresinenses cadastrados na Strans como cadeirantes.
“Houve uma redução drástica que não atende quem vai fazer hemodiálise, ao trabalho, para educação; enfim, não tem como os cadeirantes saírem para realizar suas atividades”, disse.
“O próprio diretor (da empresa do transporte eficiente) nos confirmou que não tinha condições, não tinha dinheiro nem sequer para pagar o combustível dos veículos e que está há quase três meses sem receber o repasse. Por isso, alguns motoristas estão com os salários, horas extras, tickets atrasados”, completou o presidente da Ascamte.

NOTA À IMPRENSA
Sobre a paralisação dos serviços prestados do Transporte Eficiente, nesta terça-feira (7), pela Empresa Santa Cruz, que opera no âmbito do município de Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) informou que, no mês de dezembro de 2022, a Prefeitura de Teresina encerrou o exercício financeiro; e o novo exercício só foi aberto no dia 20 de janeiro de 2023.
Com isso, a Strans só teve essa mudança de data para conseguir empenho e liquidação. A previsão é que o pagamento seja realizado até a próxima semana, que será repassado para a Secretaria de Finanças para o pagamento. A Strans está buscando resolver o mais rápido possível a situação, já está sendo feito o encaminhamento para ser feito o repasse.
*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.