
A Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí estrearam, na manhã desta sexta-feira (10), as viaturas Lilás da Patrulha Maria da Penha. A cor é uma referência da campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A entrega aconteceu no Centro de Educação Profissional da Polícia Militar do Piauí em Teresina.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Leoneide Rocha, ressaltou que as novas viaturas, da cor Lilás, irão ajudar a explanar situações de violência contra a mulher na sociedade, que, normalmente, acontece de forma velada. Ao adentrar na viatura Lilás, o agressor ficará conhecido pelo crime cometido.
“É uma ocorrência de difícil identificação. Se essa mulher não gritar, não pedir um socorro, vai ficar difícil de nós sabermos que ela é uma vítima de violência. Então, com a presença da viatura (circulando), ele vai pensar duas vezes antes de agredir, essa é a intenção da cor”, ressaltou.
PROTOCOLO
O secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Chico Lucas, comentou que as viaturas compõem o Protocolo de Atendimento à Mulher em situação de violência no Estado do Piauí, que irá organizar o fluxo de atendimento das vítimas, nas áreas de saúde, policial, judicial e psicossocial.
Chico Lucas explica um dos protocolos para acionar a viatura: “nós vamos lançar o QR Code para pessoa apontar e já chegar ao canal de denúncia para vítima de violência. O agressor que não conseguir respeitar o corpo feminino ele vai sair preso na viatura Lilás por mulheres”.
MEDIDA PROTETIVA
Conforme a diretora de enfrentamento de violência a mulher, Ana Cleide, a Patrulha Maria da Penha também irá auxiliar do mantimento das medidas protetivas solicitadas pelas vítimas.
“A mulher irá precisar da proteção por algum tempo porque muitas vezes o agressor não aceita o fim do relacionamento, inclusive indo na casa do agressor, e informando que se ele se aproximar vai estar violando a medida protetiva e será preso em flagrante.”, pontou a diretora.
CORSO DE TERESINA
No Centro Integrado de Segurança a população poderá realizar boletim de ocorrência e contará com um espaço próprio para instalação da Delegacia da Mulher.
Em parceria com a Segurança, a Secretaria das Mulheres estará presente no espaço para auxiliar no atendimento com uma rede de apoio psicológico e social em caso de atendimento as vítimas.
A Patrulha Maria da Penha também estará disponível para realização de ocorrências. O secretário de Segurança, Chico Lucas, comentou que “três viaturas vão ser empregadas nas festas de carnaval e no Corso (de Teresina)”, destacou o secretário.
LEIA MAIS:
CAMPANHA: Não é não: saiba qual o limite entre paquera e importunação sexual
SEGURANÇA: Corso de Teresina contará com 800 policiais militares
EVENTO: Percurso do Corso de Teresina vai começar na avenida Jockey Clube
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.