
Isadora Cavalcante*
isadora.cavalcante@tvclube.com
O detento, identificado como Paulo César Rodrigues Santos, faleceu, nessa sexta-feira (24), com suspeita de tuberculose. A informação foi confirmada pela Gerência da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, antiga casa de Custódia de Teresina.
A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), divulgou, através de nota, que o interno recebeu atendimento médico dentro da unidade prisional e na rede pública de saúde, mas, não resistiu.
O órgão ainda informa que está sendo realizado o laudo pericial para confirmar a causa da morte. Os demais detentos da casa de custódia seguem sem apresentar sintomas da doença.
Confira a nota da Secretária de Justiça do Piauí na íntegra:
A Gerência da Penitenciária Prof. José Ribamar Leite, em Teresina, informa que o interno Paulo César Rodrigues Santos faleceu nesta sexta-feira (24), com suspeita de tuberculose. A unidade esclarece que o interno recebeu atendimento médico na unidade e na rede pública de saúde, mas, infelizmente, veio a óbito.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea, que pode acontecer através da fala, espirro ou tosse de pessoas com tuberculose ativa (diagnosticada). Calcula-se que um indivíduo contaminado pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.
Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela se encontra muito reduzida. O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO).
*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso