Show de Whindersson Nunes surpreende PCDs com tecnologia assistiva inédita

A tecnologia foi desenvolvida por uma rede de ensino nacional de robótica chamada TRON em parceria com o humorista

Thálef Santos*
thalefsantos@tvclube.com

O show de Whindersson Nunes trouxe uma surpresa para as pessoas com deficiência (PCDs) que assistiram à apresentação deste sábado (18) em Teresina, que aconteceu no Ginásio Albertão. Além dos intérpretes em Libras, uma parceria do humorista com uma rede de ensino nacional de robótica (TRON) possibilitou aos PCDs o uso de um aparelho nomeado MR, que permite aos usuários sentir as vibrações sonoras através de dispositivos que vibram no corpo.

O aparelho foi desenvolvido por meio da parceria entre a instituição e o Whindersson Nunes para melhorar o acesso e a experiência dos PCDs nos eventos como esse. Com ele, é possível “sentir a música”, afirma Whindersson. Sobre a experiência, um dos beneficiados falou sobre a sensação.

“Quando as pessoas aplaudiam eu não precisava nem olhar, porque eu já sentia a vibração muito forte. As palmas faziam vibrar muito por conta do aparelho. Parabéns e obrigado pelo seu trabalho”, disse logo após ao show.

Um dos professores da rede de ensino TRON, Gildário Lima, esteve presente no show, entre os PCDs. No vídeo acima, ele se encontra com um jaleco branco.

Gildário afirma que a tecnologia permite aos surdos e aos deficientes auditivos “uma melhor experiência, mais emocionante, com os fenômenos musicais”. Segundo ele, não é apenas um fone acoplado ao corpo, mas sim uma estrutura técnica desenvolvida especificamente para o objetivo de melhorar a experiência do público com deficiências.

O aparelho é como um cinto com áreas de vibração, posicionado na cintura. Nas redes sociais da TRON, há vários vídeos explicando o funcionamento do dispositivo. É possível observar como as vibrações traduzem o ritmo musical para os PCDs.

Confira:

“Isto não é um culto”

A apresentação do humorista aconteceu no dia 18 de junho, no estádio Albertão, na Avenida Gil Martins, no localizado no bairro Redenção, às 19h. As portas do estádio foram abertas às 17h. Nas redes sociais, Whindersson afirma que mais de 15 mil pessoas assistiram o evento.

Whindersson afirma que esta será a última turnê de apresentações stand up dele. O evento é uma despedida do humor nos palcos e uma abertura para novas experiências. O anúncio da aposentaria foi divulgado no fim de 2021.

Sobre o show de despedida, ele contou que “a maioria está ali buscando uma palavra amiga que dê um rumo a seguir’.

“Vai parecer muito um culto, mas não é, eu não sou pastor nem psicólogo, nem acho que sei mais que ninguém”, escreveu no desabafo por meio das redes sociais. O humorista contou que a fama o afetou e esse foi motivo que o fez tomar essa decisão.

*Sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso.

LEIA MAIS:

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar