
A dúvida sobre o possível retorno do horário de verão brasileiro, suspenso logo no início do governo do presidente Jair Bolsonaro, foi descartada pelo Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS), essa semana.
Apesar do Brasil enfrentar em 2021 uma das maiores crises hídricas em mais de 91 anos, o ONS já admitiu que não existe a possibilidade do retorno do horário de verão acontecer. Até porque, não há nenhuma garantia de que a economia de energia seja real com esta medida.
A própria entidade fez um estudo que relata o consumo de energia da população no período em que antes era aplicado o horário de verão e constatou apenas uma transferência de horários, mantendo o consumo praticamente inalterado.
Ministério também recusa horário de verão
A decisão da ONS não foi a única contra ao retorno do horário de verão no Brasil em 2021. Na verdade, o Ministério de Minas e Energia (MME) também deu um parecer semelhante.
Segundo declaração oficial, o MME também se mostrou contra o adiantamento dos relógios em 1 hora. Apesar das respostas negativas da ONS e também do Ministério de Minas e Energia, alguns setores e entidades ligados aos serviços de turismo e comércio continuam pressionando pela volta do horário de verão. Apesar das inúmeras discussões e estudos das principais entidades de energia elétrica, deve ser mantido planejamento inicial do governo federal.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Agência Brasil