Carliene Carpaso
carliene@tvclube.com.br
O Lar da Esperança mais uma vez conta com a solidariedade e as doações para manter a casa aberta. A instituição acolhe, há mais de 30 anos, pessoas com HIV/AIDS, que vivem em situação de vulnerabilidade social no Piauí e em outros estados do Brasil. Hoje, o lar precisa principalmente das doações de alimentos e de material de limpeza.
A coordenadora Graça Cordeiro conta que as despesas mensais são elevadas. Leite e carne são os produtos que mais faltam na despesa. “Aqui é muito grande. Precisa de limpeza, de sabão, água sanitária. A gente está com expectativa boa (para as doações) de Natal, não como nos outros anos por causa da pandemia. A gente sabe que todo mundo está passando por dificuldades”.
Graça recolhe material reciclado para revender, mas o valor arrecado é insuficiente para manter as despensas. O apoio do Poder Público acontece, às vezes, por meio de projetos e com prazo determinado. A ajuda vem mesmo da solidariedade dos doadores.
“Gostaria que as pessoas pensassem um pouquinho na gente na hora da partilha”.
O cuidador Jesiel Silva veio do estado do Maranhão para Teresina. Ele diz que se não fosse a assistência do Lar da Esperança dificilmente estaria hoje contanto essa história.
“Conheci aqui através de uns amigos de Imperatriz. O Lar da Esperança mudou completamente a minha vida. Minha qualidade de vida. Aqui ajuda as pessoas”.
Ele pede que as pessoas doem de coração. “Não importa se for 1kg ou 10 kg”.
O local atende 148 pessoas, sendo que 20 delas moram na instituição. Para quem quiser contribuir com o Lar da Esperança, o telefone para contato é o 3234-5706.
Conta de Energia
As placas de energia solar estão montadas há quase dois anos, mas nunca funcionaram porque aguarda ligamento da Equatorial Piauí. Enquanto isso, as contas da instituição por mês chegam a R$ 2 mil.
“A gente tem que sair ‘catando um tiquinho daqui e dali’ para poder complementar (o pagamento) ”, diz a coordenadora.
A Equatorial Piauí esclarece que o Lar da Esperança é uma das instituições filantrópicas do estado beneficiadas pelo projeto E+ energia do bem, que já substituiu 55 lâmpadas ineficientes por tecnologias LED. A Equatorial explica que o programa foi lançado em janeiro de 2020, mas precisou ser interrompido no ano passado durante o período de pico da pandemia no Piauí.
Com a retomada das atividades, houve ainda um novo atraso, provocado pela depredação na ligação construída gratuitamente pela equatorial no local./ por questões de segurança, a empresa precisou refazer o padrão, que está em fase de homologação. A nova vistoria para ligação da unidade deve acontecer nos próximos dias.
E para quem quiser contribuir com o Lar da Esperança, o telefone para contato é o 3234-5706.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar