Jonas Carvalho*
jonascarvalho@tvclube.com.br
O presidente da Câmara Municipal de Teresina, vereador Jeová Alencar (MDB), afirmou que a exigência do cartão de vacina para ter acesso às dependências da Casa Legislativa será feita a partir de janeiro de 2022. A medida que obriga a exibição do passaporte vacinal passou a valer desde a última semana para órgãos da administração pública estadual.
Instituições como a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) já cumprem o decreto publicado pelo Governo do Estado.
Segundo Jeová Alencar deverá ser feito, previamente, um regimento junto ao prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), antes da aplicação de qualquer medida.
“Nós vamos fazer uma resolução e esperar a Prefeitura. Hoje ou amanhã nós iremos conversar com o prefeito e acredito que a partir de janeiro nós iremos cobrar o cartão de vacina para aqueles que vierem até aqui à Câmara de Teresina”, disse o parlamentar.
O que diz a FMS?
Ao portal ClubeNews, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, explicou que é necessário um direcionamento por parte da Prefeitura para que aconteça a obrigatoriedade do comprovante de imunização.
De acordo com o presidente da FMS, a prioridade adotada pela atual gestão da capital é a vacinação total da população do município.
“Essas medidas começam Governo Federal, Governo Estadual. Nós já somos um nível terciário disso aí. Nós ainda estamos aguardando qual vai ser o posicionamento final da Prefeitura como um todo. Nós estamos aguardando quais são as definições. Mas, para nós, será vacinar todo mundo”, garantiu Albuquerque.
Estudos prévios
A Prefeitura Municipal de Teresina se pronunciou sobre o assunto, nesta quinta-feira (16). Por meio de nota, a gestão municipal esclareceu que estão sendo feitos estudos prévios antes de uma medida concreta em relação à obrigatoriedade. “A Prefeitura de Teresina ainda estuda a exigência ou não do cartão de vacina nos órgãos municipais”, publicou.
Decreto estadual
O Governo do Piauí lançou um novo decreto, exigindo a apresentação do comprovante de aplicação das duas doses da vacina contra a Covid-19 para acessar os órgãos públicos do estado. O último decreto, publicado na sexta-feira (03), tornava obrigatória a apresentação do cartão de vacina apenas em eventos.
Em entrevista à TV Clube, o secretário de Saúde, Florentino Neto, explicou que a medida vale para os servidores estaduais e ao público em geral. O gestor lembrou que os usuários poderão apresentar o cartão virtual através do aplicativo ConecteSUS.
Leia Mais
Como acessar o cartão de vacinação online?
Sob supervisão da jornalista Lucy Brandão.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar