A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) informou, nesta segunda-feira (3), que o nível atual do Rio Parnaíba entre Teresina (PI) e Timon (MA) está acima da cota de atenção: atualmente, ele está com 5,23m (43 cm acima da cota de atenção, que é de 4,80 m). De acordo com a CPRM, a cota de alerta é a partir de 5,50m.
Floriano
Já o nível do Rio Parnaíba nas cidades de Floriano (PI) e Barão de Grajaú (MA) está em 7,10m, ou seja, acima da cota de alerta, que é definida, nesta região, de 6,80 m.
“A cota de inundação nessas cidades é definida em 8,98 m, indicando que, no momento, não há risco imediato de inundação”.
Mesmo sem esse risco de inundação, a orientação é de acompanhamento por parte das equipes da Defesa Civil para prestar apoio às famílias atingidas, por exemplo.
Luzilândia
Já na cidade de Luzilândia/PI, “a cota atual do rio Parnaíba é de 4,18 m, devendo aumentar para valores próximos a 4,48 m nas próximas 12 h, ficando acima da cota de atenção 48 cm”.
Teresina, Barras e Esperantina
O boletim também aponta que os rios Poti em Teresina, o Marataoan em Barras e Longá em Esperantina apresentam níveis dentro do normal.
Uruçuí
Em relação ao rio Parnaíba em Uruçuí/PI e Benedito Leite/MA, o somatório das vazões das estações vizinhas apontam para o aumento dos volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 2050 m³/s, este já é o máximo observada desde o dia 27/12/2021. O volumes são uma resposta das grandes precipitações observadas nas ultimas 12 h em Sitio do Velho, 120mm.
Boletim
As previsões apresentadas no boletim da CPRM “são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos”.
“Os dados hidrológicos utilizados neste Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM)”.
LEIA MAIS
Teresina registra maior volume de chuvas em 24h dos últimos 4 anos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar