
A solenidade de Corpus Christi, comemorada nesta quinta-feira (16), será marcada pela volta dos fiéis devotos à tradicional procissão pelas rua do Centro de Teresina, após a missa campal na Praça Saraiva, em frente à Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores. A novidade também será o tamanho do tradicional tapete, que nesta edição da festa terá 1,5 km de extensão.
Essa será a primeira celebração presencial da festa desde o início da pandemia da Covid-19 no ano de 2020. Segundo o padre Klebert Viana, pároco da catedral, a igreja também conta com agenda cultural para motivar os fiéis a participarem da missa, que acontece às 16h.
“Às 14h, nós teremos a abertura, aqui na Praça Saraiva, do momento cultural. Nós temos confirmadas as presenças da Orquestra Sanfônica de Teresina, do Quarteto de Cordas, da Banda 16 de agosto e da sociedade piauiense de poetas. Esse momento vai preparar a todos para a celebração do Corpus Christi”, destacou.
Tapete quilométrico
O tradicional tapete de Corpus Christi vai percorrer todo o trajeto da procissão – realizada ao final da missa, pelas ruas Barroso, José dos Santos e Silva, Davi Caldas, Antonino Freire até chegar à Igreja de São Benedito. Os desenhos, que são feitos com serragens de madeira, serão produzidos por jovens voluntários das paróquias de Teresina.
“São mais de 1,5 mil metros. Para isso, os jovens já estarão aqui, iniciando os trabalhos na quarta-feira, a partir das 20h, para que eles comecem a construção desse tapete. Isso vai entrar pela madrugada, mas nós garantimos a segurança. A Polícia Militar vai estar nos dando apoio”, esclareceu o padre.
Festa secular
A solenidade de Corpus Christi é celebrada desde o século XIII e é uma das mais antigas do catolicismo, sendo instituída pelo papa Urbano IV, em 1264.
Nesta edição, a Igreja traz como tema “Eucaristia: Pão da unidade na sinodalidade” e o lema: “Fica conosco, Senhor” (Lc 24, 29). A celebração de Corpus Christi rende graças a Deus pelo dom da eucaristia, centro da crença católica.
Confira a programação completa da Festa de Corpus Christi 2022:
06h – Alvorada festiva e café partilhado
07h – Laudes Solene na Catedral de Teresina
09h – Santa Missa na Igreja Catedral seguida de Exposição do Santíssimo Sacramento
12h – Repique dos sinos das três igrejas do Centro da capital
13h – Abertura dos Portões da Praça Saraiva
14h – Apresentações Culturais no Patamar da Igreja Catedral
16h – Santa Missa Solene Arquidiocesana presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, no Patamar da Igreja Catedral e, em seguida, procissão eucarística até o Adro da Igreja de São Benedito, com louvores ao Santíssimo Sacramento e Bênção Eucarística.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.