
O período chuvoso em Teresina já provocou muitos acidentes em galerias da cidade. Para evitar mais perigos à população, uma fiscalização preventiva da gestão municipal está realizando limpezas na rede de esgoto e a notificação de casas em locais que apresentam risco de desabamento.
A partir de segunda-feira (7), a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (SAAD Sul) vai iniciar a lipeza de bueiros e galerias da Vila Irmã Dulce e do bairro São Pedro, na zona Sul da capital para evitar a obstrução do sistema e possíveis alagamentos na região.
O gerente de Serviços Urbanos, Islanilton Gomes, explica qu eo foco no momento está na zona Sul. “Nós estamos fazendo um trabalho preventivo, limpando as galerias e bueiros da Vila Irmã Dulce e do bairro São Pedro, além das principais galerias que possam causar algum transtorno para a população da zona sul da capital”, comentou.

Desabamento
Já Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef), realizou uma visita técnica em uma residência do bairro Santo Antônio, também na zona Sul de Teresina. A equipe de fiscalização relatou que um barranco de aproximadamente três metros no quintal da casa desabou e derrubou um muro de tijolos , o que comprometeu a estrutura da residência.
Apesar do perigo, ninguém se feriu. “Realizamos avaliação técnica e interditamos o local, para que as pessoas estejam em segurança”, disse o gerente de Operações da Semdef, Marcos Rolf. O caso de desabamento foi registrado pelo número emergencial da Defesa Civil. O local será monitorado.
ATENÇÃO
“A população deve ficar atenta às estruturas dos imóveis: rachaduras nos terrenos, muros ou paredes; estalos em blocos de rochas ou surgimento de trincas; água mais barrenta do que de costume; inclinação de postes e árvores, são sinais de que a residência pode estar comprometida”, destacou o gerente.
Saiba como agir:
– Saia imediatamente do local;
– Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;
– Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar.
– Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.
Acidentes fatais
A pedagoga Wana Sara Cavalcante morreu afogada após ser arrastada pela água da chuva em Teresina, em fevereiro deste ano. Ela tentava atravessar a Avenida Homero Castelo Branco, na Zona Leste, quando foi arrastada pela enchente. Devido a repercussão do caso, um projeto de lei foi aprovado em unanimidade para a reparação de danos.
A Lei Wana Sara obriga a Prefeitura de Teresina a reparar danos causados à terceiros, decorrentes de ações executadas ou omissões pela não realização de obras ou serviços imputados às pessoas jurídicas de direito público ou por empresas privadas através de concessão, permissão ou terceirização.
O chef de cozinha João Marcelo Santana Freitas, de 37 anos, também morreu arrastado pela água durante alagamentos causados pela chuva em Teresina.
O carro do chef João Marcelo foi arrastado para uma galeria no bairro Satélite, também na Zona Leste. O caso aconteceu no dia 1º de janeiro. Após um mês da morte do chef, a família dele utilizou as redes sociais para denunciar que o local onde João Marcelo morreu permanecia sem sinalização e sem reforma de segurança.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.
LEIA MAIS:]
http://portalclubenews.com/2022/02/11/teresina-tem-40-placas-de-advertencia-em-locais-de-risco-durante-periodo-de-chuvas-na-cidade-veja-enderecos/
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui!