24 de junho de 2026

"Quero vivenciar momento histórico", diz piauiense que viajou de carro para assistir posse de Lula

Compartilhe:

Derek Moraes saiu de Teresina rumo a capital brasileira para ver posse de Lula (Foto: Rede Social)

Malu Barreto
malubarreto@tvclube.com.br

O piauiense Derek Moraes e mais sete amigos viajaram de carro, de Teresina a Brasília, para ver de perto a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece neste domingo, (1).

O grupo saiu da capital piauiense no dia 29 de dezembro, mas Derek contou que o planejamento para a viagem começou meses atrás, antes mesmo das eleições. Para ele o sentimento do momento é de esperança. O primeiro trecho da viagem foi de Teresina para Corrente, e no dia 30.12, os teresinenses saíram de Corrente para Brasília.

“A confiança era grande, então já reservamos o hotel meses antes da eleição. Decidi vir pela perspectiva de vivenciar um momento histórico, com a esperança de que marque a retomada de um olhar mais humano e democrático na liderança do país, que consiga perceber e celebrar a beleza e diversidade do nosso povo”, destacou.

Grupo de piauienses viajaram 1711 km de carro para assistir posse do presidente (Foto: Rede Social)

Derek disse ainda que a maioria da população brasileira viveu anos bem difíceis e que é necessário um projeto de desenvolvimento que reconheça a dignidade e a necessidade das pessoas, considerando as vidas afetadas.

“A festa hoje é apenas um marco simbólico desse olhar, então a emoção é sentir-se parte de algo que transcende nossa experiência individual e nos liga ao outro, vindo de diferentes lugares e com outras vivências, mas igualmente esperançosos em torno de uma ideia de Brasil mais inclusivo e feliz”.

Solenidade

A posse presidencial seguirá o protocolo tradicional, que começa com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. Lula chega ao Congresso Nacional, para a posse oficial no plenário da Câmara, em torno das 14h30.

Em seguida, o presidente eleito vai para o Palácio do Planalto, onde recebe a faixa presidencial, faz o discurso no Parlatório e cumprimenta os chefes de Estado e de Governo presentes na cerimônia.

A estimativa é que os protocolos se encerrem até 18h30, para que comecem os shows programados para a Esplanada. Às 19h30, está prevista recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.

Festival do Futuro: artistas se apresentam após posse

Mais de 60 artistas e celebridades do mundo artístico confirmaram  presença no chamado Festival do Futuro, neste domingo (1º).

Entre os nomes anunciados, há músicos de diferentes gerações e estilos musicais: do samba de Martinho da Vila ao funk de Fioti; do romântico Odair José à sofrência pop da pernambucana Duda Beat e ao tecnobrega de Gaby Amarantos.

Além de artistas consagrados ou em ascensão, estão programadas apresentações de grupos de cultura popular, incluindo maracatus, violeiros, fanfarras, blocos de frevo e de carnaval entre outros. Paralelamente, no Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, será inaugurada a exposição Brasil do Futuro: As Formas da Democracia.

  Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: