23 de junho de 2026

Falta de professores deixa alunos sem aulas há meses em escola da zona Sul de Teresina

A situação tem preocupado pais e responsáveis, que cobram providências e temem prejuízos no aprendizado dos alunos.

Compartilhe:

Estudantes da Escola Municipal Simões Filho, na zona Sul de Teresina (PI) estão sem aulas há cerca de dois meses devido à falta de professores. A situação tem preocupado pais e responsáveis, que cobram providências do poder público e temem prejuízos no aprendizado dos alunos.

A estudante Clarisse Queiroz relatou à TV Clube que normalmente as aulas encerram após o recreio devido ao problema.

A estudante Clarisse Queiroz (foto: TV Clube)

“A gente chega na escola e assiste aula, só que quando termina de assistir aula é só recreio e a gente vai embora”, contou.

O pai de Clarisse, Claudio Barros, afirmou que cerca de 30 crianças estão na mesma situação da filha. O estudantes esperam o retorno das aulas normais e, enquanto isso, ficam em casa.

Cláudio Barros e Clarisse Queiroz (foto: TV Clube)

“É muito triste ver a situação da educação de Teresina hoje. Eu estou aqui representando 30 famílias, são 30 crianças que estão nesta situação. Hoje está aqui [filha], mas poderia estar na sala de aula […] Não deram nenhuma satisfação, simplesmente começaram as mensagens no WhatsApp de que não teria aula”, lamentou.

Nessa segunda-feira (22), membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) se reuniram com a direção da escola para discutir as consequências da escassez de professores.

Foto: TV Clube

A diretora da escola Simões Filho, Gislene Rocha, explicou que procurou soluções junto à Secretaria Municipal de Educação (Semec), mas não obteve êxito na resolução do problema.

“Existem vários ofícios na Semec comentando a ausência do professor, ou por questões de licença-saúde ou licença-capacitação. De imediato a gente não só informa, mas também a gente solicita com urgência a substituição desse professor […]. É sempre argumentado [na Semec] que não tem professor suficiente nem estagiário”, disse.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina, o problema não se restringe a uma única unidade de ensino. A entidade afirmou à TV Clube que a falta de professores é uma realidade em praticamente todas as escolas públicas da cidade.

O outro lado

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) se manifestou sobre o caso por meio de nota oficial. Segundo o órgão, no que diz respeito ao concurso para o cargo de professor do primeiro ciclo, foram convocados todos os aprovados dentro das vagas, além de todos os classificados do cadastro de reserva. Ainda assim, a secretaria reconheceu que algumas unidades de ensino enfrentam dificuldades para completar o quadro de professores.

A Semec informou ainda que, para o mesmo cargo, foi lançado um processo seletivo simplificado, com convocações realizadas ao longo de 2026. A mais recente aconteceu no fim do mês de maio. No entanto, segundo a secretaria, os profissionais convocados têm demorado para se apresentar e assumir as funções.

Sobre os professores do segundo ciclo, a pasta destacou que solicitou ao prefeito Sílvio Mendes uma nova convocação, que já foi autorizada.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: