Os casos de dengue, zika e chikungunya no Piauí apresentaram reduções de 77,1%, 85,1% e 61,2%, respectivamente, em comparação ao mesmo período de 2022, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).
Em relação à dengue, o boletim da 35ª Semana Epidemiológica da Sesapi apontou que, neste ano, 7.166 casos ocorreram em 152 municípios, contra 31.247, em 207 cidades, no ano passado. Até o momento, quatro piauienses morreram por dengue.
As maiores incidências de casos a cada cem mil habitantes, em 2023, foram registradas nos municípios de Barro Duro, Luís Correia, Miguel Leão, Morro Cabeça no Tempo e São João da Serra.
Zika e chikungunya
Quanto à zika, nenhuma morte foi causada pela doença, que notificou apenas 23 casos prováveis em 13 municípios. Em 2022, o número de notificações nesse mesmo período foi 154.
Bom Princípio do Piauí, Currais, Dom Expedito Lopes, Inhuma e Nazária são as cinco cidades com maior incidência de casos por cem mil habitantes.
Já a chikungunya ocasionou duas mortes e 4.179 casos em 92 municípios do Piauí. Angical do Piauí, Barra D’Alcântara, Barro Duro, Esperantina e Lagoinha do Piauí contam com as maiores incidências neste ano.
“As reduções não podem ser motivo de relaxamento em relação às medidas preventivas e de enfrentamento ao mosquito vetor dessas doenças. A Sesapi continuará com seu trabalho de vigilância e acompanhamento junto aos municípios, enquanto a população e os gestores municipais precisam continuar a evitar o surgimento de criadouros do Aedes aegypti”, afirma o supervisor de entomologia da pasta, Ocimar Alencar.
LEIA MAIS:
Piauí registra 4ª morte por dengue; bebê de seis meses é uma das vítimas
Três pessoas morrem por dengue em Baixa Grande do Ribeiro, diz Sesapi
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar