29 de julho de 2025

B-R-O Bró: família monta sistema para reaproveitar água da piscina

Eric Souza

Publicado em 16/09/2023 15:00

Compartilhe:

Água da piscina é utilizada em outros pontos da residência (Foto: TV Clube)

Conhecido pelo tempo seco e as temperaturas elevadas, o B-R-O Bró também aumenta o consumo de água potável. Segundo a Águas de Teresina, uma única pessoa ingere mais de 3 mil litros por mês durante esse período.

Apesar do número elevado, ainda é possível fazer um uso consciente do recurso. A família da dona de casa Cláudia Nunes montou um sistema para reaproveitar a água da piscina em outros pontos da residência.

“Reutilizamos na hora de lavar a louça, limpar a casa e a garagem. Precisamos ter essa consciência sustentável e econômica que também faz bem ao bolso”, afirma à TV Clube.

Cláudia Nunes reaproveita água em atividades domésticas (Foto: TV Clube)

A ideia partiu da cabeça do esposo de Cláudia, o professor Francisco Sena, que decidiu construir uma estrutura hidráulica com produtos de baixo custo.

“É necessário inovar quando não se tem dinheiro. Nosso talão reduziu bastante. A água da piscina é tratada durante seis meses e, quando a trocamos, vai para o sistema da casa”, explica.

O gerente de operações da Águas de Teresina, Murilo Formiga, destaca que a concessionária liberou neste ano um pacote de obras adicional para atender à população em meio ao B-R-O Bró.

“Trata-se de um bem finito que deve ser distribuído e consumido de forma correta. Incentivamos a não utilizá-lo de modo exagerado: recorrer aos baldes para lavar a calçada, reaproveitar a água da máquina de lavar em outras atividades”, elenca.

Ingestão frequente de água traz benefícios à saúde (Foto: Freepik)

Em relação à quantidade ideal de ingestão diária de água, o médico urologista Rodrigo Bezerra cita os clássicos dois litros, mas lembra que a medida pode variar de pessoa para pessoa.

“Vivemos em uma região muito quente, então é importante aumentar o número. Podemos adotar uma média de sete a oito copos de 300 ml e quatro a cinco garrafas de 500 ml. Desde que não haja exageros, essa ingestão combate a desidratação, as infecções urinárias e os cálculos renais”, enfatiza.

Leia também: