
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vai realocar os alunos de Uruçuí, a 439 km de Teresina, para escolas estaduais do município após o incêndio que atingiu o campus da instituição na tarde de domingo (17).
Ao Portal ClubeNews, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, afirmou que entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e a 11ª Gerência Regional de Educação (GRE) para promover a instalação dos estudantes na estrutura da rede de ensino.
“Já havíamos programado uma reforma para o campus, vamos abrir as licitações em outubro. Provavelmente essa realocação aconteceria em novembro, mas agora faremos imediatamente”, explicou o reitor, que está em Uruçuí para avaliar os prejuízos.
Segundo Alberto, os alunos dos três cursos oferecidos pela instituição – Administração, Agronomia e Pedagogia – não terão o cronograma interrompido e assistirão às aulas presencialmente.
“Alguns equipamentos, como carteiras, mesas e ares-condicionados, foram danificados. Vamos adquirir novos e entregá-los à comunidade acadêmica”, garantiu.
O fogo atingiu três salas de aula, um laboratório de sementes e um depósito agregado ao laboratório. A origem ainda é desconhecida, mas a principal suspeita é de que o incêndio teria iniciado a partir de uma instalação elétrica dos ares-condicionados.
“As equipes do Corpo de Bombeiros e da perícia estiveram aqui ontem e fizeram os primeiros levantamentos. Hoje veio a Defesa Civil municipal. Aguardamos o laudo, mas é certo que a temperatura está muito elevada, o que ajuda o fogo a se alastrar rapidamente”, apontou.
Confira a nota divulgada pela Uespi no domingo (17):
Um incêndio atingiu três salas de aula, o laboratório de sementes e um depósito do Campus da UESPI (Universidade Estadual do Piauí) em Uruçuí, sul do estado, neste domingo (17). Não houve feridos. O incêndio começou por volta das 12 horas e foi contido por volta das 14h45 pela equipe da Polícia Militar, com a ajuda de brigadistas locais.
A sala dos professores, direção, biblioteca, sala de protocolo e laboratório de entomologia não foram atingidos, além de outras duas salas de aula que estavam desativadas para reforma. A estrutura da UAB (Universidade Aberta do Brasil), que funciona no mesmo local, em um prédio anexo, também não foi atingida.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros e a Perícia foi deslocada de Floriano para realizar o laudo pericial no local e apurar as causas do incêndio e eventuais responsabilidades. A Administração Superior da Uespi acionou uma equipe técnica ainda neste domingo e o reitor Evandro Alberto está em deslocamento para Uruçuí para verificar o ocorrido.
LEIA MAIS: