Três pessoas morrem por complicações da Covid-19 no Piauí; confira as recomendações

Infecções pelo vírus aumentaram na segunda quinzena do mês de novembro.

Teste Rápido Antígeno para Covid-19. (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

Três mortes por Covid-19 foram registrados nesse final de semana, no Piauí. A informação foi confirmada à Tv Clube, pelo diretor de Vigilância em Saúde e médico infectologista, Walfrido Salmito, da Fundação Municipal de Saúde (FMS). O último óbito no estado havia ocorrido em setembro de 2023.

O diretor Walfrido Salmito afirma que as vítimas tinham um histórico de comorbidades e doenças graves. As vítimas eram de Elesbão Veloso,  Campo Grande do Piauí e de Bom Lugar, município do Maranhão. Elas foram atendidas pelo Sistema de Saúde de Teresina.

Walfrido Salmito (Foto: TvClube)

Conforme o Painel Epidemiológico Covid-19, desde a segunda quinzena do mês de novembro deste ano, um aumento no número de casos vêm sendo observado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi). O número de infecções confirmadas chega a 150, o que para a Sesapi é um aumento “significativo”.

Apesar dos registros, o órgão pontua que a situação não é “exponencial”, ou seja, os níveis de “transmissão” não são altos no momento e as ocorrências não são “graves”, resultando na síndrome respiratória aguda.

O infectologista faz uma alerta quanto aos sintomas do vírus. Confira:

  • Febre
  • Coriza
  • Dor de cabeça
  • Astenia
  • Fraqueza generalizada
  • Falta de apetite

“Se você tem problemas respiratórios, está gripado, você pode se afastar e tem que usar máscara para evitar contaminar outras pessoas com a Covid-19 ou com outros vírus. É importantíssimo fazer o teste, é necessário ser diagnosticado”, diz.

Vacinação

O médico infectologista ressalta ainda que é de extrema importância dar continuidade ao processo de vacinação, “mesmo tendo a doença com um quadro mais leve”, pois as infecções podem “desestabilizar” o quadro de saúde da população que tem “comorbidades”.

A medida é necessária para que se tenha o mínimo de problemas possíveis com a Covid, como já aconteceu. Além disso, nas situações suspeitas, os pacientes devem fazer o uso da máscara e o testes para que a doença seja diagnosticada.

Com a detecção de novas variantes da doença circulando no Brasil, o Ministério da Saúde recomenda uma nova dose da vacina bivalente para idosos acima dos 60 anos e pessoas imunossuprimidas a partir dos 12 anos.

O imunizante está disponível de segunda a sexta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também no Teresina Shopping – Edifício Garagem, estacionamento do G3 – que funciona das 13h às 19h.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar