Seis resoluções de Saúde Mental para 2024

O artigo compartilhar algumas resoluções de Ano Novo que gostariam que as pessoas fizessem em nome da saúde mental.

Saúde mental – Foto: Divulgação

Se você se sente renascido – ou mesmo um pouco reiniciado – no início de um novo ano, considere tornar sua saúde mental uma prioridade em 2024.
Por quê? “Porque essa é a porta de entrada para todo o resto. É o eixo que permite que você tenha sucesso ou fracasse. Com isso em mente, quero compartilhar algumas resoluções de Ano Novo que gostariam que as pessoas fizessem em nome da saúde mental.

1. Repense o uso das mídias sociais

Passe algum tempo refletindo se você gostaria de continuar com os mesmos hábitos online em 2024. Se for difícil parar de rolar a tela por tempo suficiente para ter uma conversa sincera consigo mesmo, considere isso um sinal de que você precisa de uma mudança. Você quer estabelecer alguns limites para si mesmo? Há pessoas que você precisa parar de seguir? Por exemplo, você pode limitar-se a 15 minutos nas redes sociais por dia – ou excluir a maior parte do tempo que suga aplicativos do seu telefone durante a semana de trabalho. Você também pode desafiar a si mesmo a não verificar as redes sociais quando estiver se sentindo triste, o que é como jogar lenha em um fogo que já está fervendo. “O início do ano é um ótimo momento para considerar como você deseja se sair no resto do ano.

2. Reconecte-se com um amigo perdido há muito tempo.

Esse velho ditado – “Faça novos amigos, mas mantenha os antigos” – é um ditado pelo qual devemos viver, especialmente considerando que a solidão afeta a saúde física e mental, enquanto fortes laços sociais são um bálsamo. Em 2024, sugiro entrar em contato com “uma pessoa com quem você perdeu contato e que costumava ser querida para você “. Se você não tiver certeza de como iniciar a conversa, recomendo enviar uma mensagem de texto como esta: “Estava pensando em você. Já faz tanto tempo. Como vai você? Termine a nota com uma carinha sorridente. Isso é importante porque quando você diz: ‘Já faz tanto tempo’, pode soar acusatório.” Um rosto sorridente, pode garantir que o verdadeiro significado – “Estou com saudades de você” – seja transmitido.

Os americanos têm um défice de empatia, diz Calvin Fitch, psicólogo clínico de saúde do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School. Ele acredita que promover a empatia é o antídoto para a divisão que está destruindo a sociedade. “A sorte da empatia é que ela pode ser treinada”, diz ele. “Isso pode crescer.”

3. Desenvolva empatia por alguém diferente de você.

Em 2024, conecte-se com alguém de um grupo que você tenha um nível moderado de dificuldade de compreensão. Você pode seguir alguém de origem política, religiosa ou étnica diferente nas redes sociais, passar algum tempo em sua comunidade ou até mesmo ler sobre um personagem fictício desse grupo. “Procure entender a perspectiva deles e ler suas emoções. Responda com carinho.

4. Faça uma pequena coisa para aliviar a ansiedade climática

Se você está angustiado com o estado do planeta – e mais um de nós que estamos -, seus pensamentos provavelmente agravarão a situação. Em vez disso, desenvolva ações que contribuam com o meio ambiente como: como eliminar sacos de plástico dos supermercados ou caminhar 15 minutos até destinos próximos em vez de conduzir. “É avassalador – sinto que não consigo abraçá-lo”. “Mas fazer uma pequena coisa é uma forma de sentir que você está ajudando a preservar o meio ambiente.

5. Escreva uma carta de agradecimento

Ser grato está associado a uma série de benefícios, incluindo a melhoria da saúde mental – mas isso depende de praticá-lo de uma forma que lhe pareça natural. Mais ou menos uma vez por ano, eu gosto de escrever uma carta de agradecimento para a alguém que fez uma pequena coisa que talvez não tenha percebido que teve um grande impacto sobre mim. Eu conto a eles o contexto e por que os estou lembrando de algo de que eles não se lembram.

6. Consulte um profissional

Você poderia definir todas as resoluções de saúde mental do mundo e ainda se beneficiar conversando com um terapeuta – alguém treinado para ajudá-lo a otimizar seu bem-estar. Se você já fez terapia no passado, o início do ano é um ótimo momento para agendar uma sessão de atualização.
Faça um check-in de saúde mental apenas para ter certeza de que as questões maiores serão abordadas e para obter a opinião deles sobre o que está por vir. Um terapeuta será capaz de equipá-lo com as ferramentas de que você precisa para prosperar em 2024 e além.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp ou Telegram
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar