Janeiro Branco: psiquiatra fala sobre a importância de cuidar da saúde mental

O primeiro mês do ano é dedicado à conscientização sobre os cuidados com a saúde mental

Símbolo da campanha Janeiro Branco. (Foto: Reprodução)

Conscientização sobre a saúde mental é o destaque do mês de janeiro, quando acontece a campanha Janeiro Branco. O médico psiquiatra Vicente Gomes fala da importância da atenção aos sinais ligados a saúde mental e explica meios de combater transtornos psicológicos através da campanha.

O doutor explica que algumas situações podem indicar que a saúde mental não está preservada. Segundo Gomes, o corpo dá sinais que algo não está certo, como dores de cabeça, mal-estar, coração acelerado ou disparado, tremores, e alterações no sono e apetite.

“Diversas situações podem causar esses problemas, como o estresse mal gerenciado do dia a dia, as preocupações excessivas, os relacionamentos prejudiciais. Em mais de 15 anos trabalhando como médico, eu nunca vi a saúde mental das pessoas tão comprometida. E a gente observa isso em todas as idades, desde criança ao idoso”, conta.

O médico acrescentou que é importante que as pessoas consigam dar atenção sobre essa situação e falar sobre o tema;  “essas situações trazem repercussões negativas, desde relacionamentos instáveis, a atos de violência que podem aparecer na escola, em casa, no trânsito, e no ambiente de trabalho. E isso pode chegar ao extremo, tendo um desfecho trágico”.

A proposta do Janeiro Branco chama as pessoas para uma maior conscientização do tema, a partir do entendimento da importância da saúde mental na vida de todos. Dr. Vicente ressalta, também, a importância de quem está do lado observar com atenção os detalhes e mudanças de comportamento.

“Às vezes a pessoa está tão comprometida que ela não consegue enxergar a luz no fim do túnel, no momento tudo é escuridão. Daí vem alguém que está ali perto e oferece uma ajuda, leva para um profissional de saúde mental. A partir deste momento a mente é tratada e tudo muda. A pessoa começa a enxergar a situação da vida com outros olhares, com clareza mental para tomar atitudes”, explica.

Encontre ajuda! Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida – 188. Disponível 24 horas por telefone e no seguinte horário por chat: domingo – 17h à 01h, segunda a quinta:  09h à 01h; sexta: – 15h às 23h, sábado:  16h à 01h.


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar