Homofobia envolve comportamentos e atitudes de preconceito e discriminação e trata-se de ações mais complexas no ambiente de trabalho, uma vez que encontra-se aprofundado na sociedade.
Esse termo, vai além da rejeição da orientação sexual e compreende diversas formas e manifestações de comportamentos que também geram reflexos nos ambientes como trabalho.
No ambiente de trabalho a discriminação ocorre desde a fase pré-contratual, antes mesmo da contratação do empregado, podendo se manifestar na seleção ou entrevista de emprego, quando na entrevista sejam feitos perguntas sobre a preferência sexual, se a pessoa está em um relacionamento ou se tem filhos são exemplos.
Nesse momento pré-contratual, o empregado não está desprovido de proteção, uma vez comprovada a ocorrência de discriminação, o candidato que se sentir lesado pode pedir uma indenização em reclamatória trabalhista por danos morais.
Durante o contrato de trabalho, também podem ficar nítidas as atitudes discriminatórias, como comentários de cunho sexual ou perguntas constrangedoras e comentários sobre o corpo ou roupa do empregado.
A homofobia no local de trabalho pode criar um ambiente tóxico e prejudicial para os funcionários LGBT+ e para a empresa como um todo. Algumas formas adotadas pelas empresas que caracterizam homofobia:
- Discriminação no emprego: Candidatos podem enfrentar discriminação na hora de serem contratados ou promovidos, com base em sua orientação sexual;
- Assédio e intimidação: Comentários ofensivos, piadas homofóbicas e comportamentos de assédio podem criar um ambiente de trabalho hostil e afetar psicologicamente o empregado;
- Falta de inclusão: Quando os funcionários não se sentem confortáveis em agir normalmente no ambiente de trabalho.
A extinção contratual também pode ter como causa a homofobia, em especial, quando o empregador permite ou se omite quanto as condutas adotadas pelos demais empregados ou pelos chefes.
Vale informar que empresas que possuem empregados preconceituosos que venham discriminar outros empregados no ambiente de trabalho também podem ser penalizadas por essas atitudes, uma vez que o dano pode ser caracterizado pela omissão do empregador.
Para combater a homofobia no ambiente de trabalho, as empresas devem adotar atitudes de inclusão dos empregados e de combate de atos discriminatórios, entre eles:
- Implementação de políticas de inclusão e não discriminatórias;
- Oferecimento de treinamentos regulares sobre diversidade e inclusão;
- Criação de canais de denúncia seguros e confidenciais para relatar comportamentos homofóbicos.
Ao criar um ambiente de trabalho onde todos os empregados se sintam respeitados, as empresas podem promover a igualdade de oportunidades.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar