MPPI recomenda que PMT realize convocação para prova de títulos em concursos da Semec

O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, apontou as irregularidades nos certames

Ministério Público do Piauí – Foto: Jonas Carvalho/Portal ClubeNews

O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu uma recomendação para que a Prefeitura de Teresina proceda com a realização de uma nova prova de títulos dos concursos da Secretaria Municipal de Educação (Semec), para provimento de vagas nas áreas administrativas e do magistério.

A Promotoria de Justiça instaurou procedimento administrativo para acompanhar a execução dos certames, de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), em razão do recebimento de representações sobre possíveis irregularidades.

O promotor de Justiça Francisco de Jesus Lima, explicou que as irregularidades apontadas no concurso para o magistério incluem a restrição do acesso dos candidatos às filmagens das provas didáticas, a inadequação das convocações para a prova de títulos e a divulgação do resultado final sem correspondência com o número total de vagas previstas.

Quanto ao concurso para a área administrativa, para os cargos de auxiliar educacional e analista técnico administrativo, a lei determina que não serão considerados eliminados ou desclassificados os candidatos que obtiveram, no mínimo, 50% de aproveitamento na prova objetiva e 50% na prova discursiva.

“A Lei Municipal nº 6.125/2024 impõe a classificação de todos aqueles que preenchem o requisito da pontuação mínima. Qualquer eliminação de candidatos que atendam os requisitos nela estabelecidos torna-se ilegal e arbitrária, pois todos devem figurar no resultado final dos concursos públicos”, disse o promotor na recomendação.

Assim, a 42ª Promotoria de Justiça recomendou à Prefeitura, à Semec e ao Idecan que seja disponibilizado o acesso dos candidatos às filmagens da prova didática a todos os candidatos que apresentarem requerimento.

O órgão ministerial recomenda que haja nova convocação para a prova de títulos, nas áreas administrativa e de magistério, com a inclusão de todos os candidatos que obtiveram as notas mínimas nas provas objetiva, discursiva e didática, de acordo com as exigências para cada cargo.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar