16 de outubro de 2025

Rota do Axé: estátua de Iemanjá é inaugurada em Pedro II 

A obra foi inaugurada durante as festividades da 19ª edição do Festival de Inverno.
Editor
Publicado em 21/06/2025 19:05
Avatar de usuário

Carlienne Carpaso

Editora

Compartilhe:

Rota do Axé: estátua de Iemanjá é inaugurada em Pedro II (Foto: Carliene Carpaso)

A cidade de Pedro II ganhou, nesta sexta-feira (21), uma estátua de Iemanjá, entidade das religiões de matriz africana. A obra foi inaugurada durante as festividades da 19ª edição do Festival de Inverno. A inauguração ocorreu em um espaço público do município, que atualmente hospeda milhares de visitantes por conta do evento cultural.

A instalação faz parte do projeto Rota do Axé, que tem como objetivo valorizar a ancestralidade africana e ampliar o debate sobre o combate à intolerância religiosa. A secretária estadual de Relações Sociais, Raimunda Núbia Lopes Silva, destacou que a imagem rompe com o padrão estético europeu comumente reproduzido, propondo uma representação alinhada à identidade dos povos tradicionais.

“A ideia é desconstruir a imagem daquela que é tradicionalmente branca, com nariz afilado, bem europeia. Colocar uma Iemanjá com a nossa identidade é também discutir a Lei 10.639, que trata da historicidade do nosso povo”, afirmou.

A Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas como forma de valorizar a identidade negra e combater o racismo.

Para o babalorixá Rondinele de Oxum, a instalação da escultura de Iemanjá em Pedro II representa um marco simbólico e cultural.

“Só juntos, sociedades civil organizadas, os movimentos sociais, com os governos municipais, estaduais e federais, e também as entidades como OAB e outras entidades, que também são sociedades civil organizadas, mas que se somam nesse esforço de fazer com que os direitos sejam respeitados. E aqui o direito de expressar a sua religiosidade, o direito de dizer: nós somos Brasil, nós somos Piauí, nós somos Pedro II. Nós queremos respeito, nós pregamos a paz, nós pregamos a fraternidade”, completou.

O artista Jean Pimentel, responsável pela criação da escultura ao lado do artesão Aroldo, enalteceu a inauguração da obra de 2,30 metros de altura.

“Precisamos de respeito e paz. Como artista, fico feliz por ter sido procurado pelo grupo para realizar uma arte tão bonita como essa”, afirmou.

Prisão por intolerância religiosa 

Durante a inauguração, a secretária Raimunda Núbia também citou a prisão de um homem por intolerância religiosa em Pedro II, ocorrida na véspera. Segundo ela, trata-se do primeiro caso no Piauí em que um suspeito é detido por esse tipo de crime.

Homem é preso em Pedro II acusado de intolerância religiosa contra grupos de matrizes africanas (Foto: TV Clube)

O homem foi preso durante o Festival de Inverno, acusado de publicar ameaças e incitar o ódio contra religiões de matriz africana nas redes sociais. A detenção foi confirmada pela delegada Bruna Venera, que destacou a importância da ação para coibir práticas discriminatórias.

Rota do axé 

A Rota do Axé é uma iniciativa que une espiritualidade, cultura e turismo em torno das religiões de matriz africana. Idealizada por representantes dos povos de terreiro do Piauí. A proposta busca criar um circuito intermunicipal onde visitantes possam conhecer monumentos dedicados aos orixás, participar de vivências espirituais, se hospedar em terreiros e aprender sobre os fundamentos das casas sagradas.

Além de Pedro II, que acaba de receber uma estátua de Iemanjá às margens do Açude Joana, a Rota já contempla esculturas na capital Teresina e prevê expansão para outros municípios como Piripiri, Parnaíba, Campo Maior, União, Altos, Floriano, Picos e Barras.

Veja também:

Estátua de Iemanjá negra é inaugurada no Piauí

2 de fevereiro: Iemanjá representa o oceano, capaz de acalmar e acolher

Minha Fé: Umbanda e Candomblé revelam a força da espiritualidade afro-brasileira


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.

Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e entre no nosso Canal.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 

Leia também: