Mães de negócios: artesã cria enxoval da filha e inicia próprio negócio no Piauí

Dona Francisca Medeiros é mãe de duas filhas e empreende no setor de acessórios infantis

Francisca Monteiro faz laços artesanais (Foto: Reprodução/Whatsapp)

Emanuel Pereira*
emanuelpereira@tvclube.com.br

A Dona Francisca Monteiro decidiu abrir seu próprio negócio em 2018, após sua segunda gestação, pois ela precisava gerar renda e, simultaneamente, estar perto das duas filhas. A mãe não sabia exatamente o que fazer e sentia certo receio de começar a empreender, visto que ela já havia tentado outras vezes, mas não foram bem sucedidas.

Durante a preparação do enxoval para a chegada da sua segunda filha, Dona Francisca produziu acessórios para cabelo e percebeu que esta iniciativa poderia ser lucrativa. Enfim, ela conseguiu trabalhar no conforto do seu lar, onde prepara laços personalizados para crianças há cinco anos.

“Nesse período, eu descobri que deveria ser artesã de laços infantis. Eu aperfeiçoei meu trabalho e empreendo neste desde 2018, inspirada nas minhas filhas”, disse.

Na quarta matéria especial da série “Mães de negócios”, o Portal ClubeNews conta a história da mamãe da Ana Sofia, de 9 anos, e da Maria Alice, de 5 anos. Motivada pela própria maternidade, a artesã trabalha com o intuito de criar laços de amor e afeto entre mães e filhas em Teresina.

AS PRIMEIRAS TENTATIVAS

Dona Francisca é casada há mais de 20 anos com seu esposo, Cristiano. Por muito tempo, ela trabalhou no comércio da cidade, até perceber que era o momento de ser mãe. Quando estava empregada em uma empresa de correspondente bancário, uma situação fez a empreendedora perceber o quão difícil seria conciliar a rotina de mãe e trabalhadora.

“Minha colega chegou para eu encerrar meu expediente e ela assumir o posto. Ela me contou que tinha deixado o filho dela doente em casa, pois não queria me deixar o dia todo trabalhando. Eu senti a dor dela”, contou.

A artesã deixou seu trabalho ao dar à luz Ana Sofia. Como precisava de renda, decidiu empreender, mas não conseguiu bons resultados.

“Minha primeira iniciativa foi na área da confeitaria, com a venda de docinhos. Tentei também fazer lembrancinhas personalizadas para aniversários e batizados, só que nada deu certo”, lamentou.

Francisca Monteiro ao lado das duas filhas (Foto: reprodução/Instagram @kiilacos)

A PERSEVERANÇA DE UMA MÃE EMPREENDEDORA

Mesmo após algumas tentativas frustradas, Dona Francisca não esmoreceu. Ao saber que estava grávida de Maria Alice, ela confeccionou parte do enxoval e encontrou uma nova alternativa para empreender.

A produção dos laços infantis começou tímida, mas logo tomou maior proporção após divulgar nas redes sociais. Com este trabalho, a mãe consegue, há cinco anos, gerar renda à família e estar próxima das suas filhas.

Isto só foi possível porque Dona Francisca é perseverante e acreditou no seu potencial de mãe empreendedora.

“Ser mãe empreendedora significa muito para mim, pois isso me permitiu cuidar das minhas filhas e trouxe a nossa liberdade financeira. Além disso, me sinto uma pessoa querida quando faço os acessórios. Ver os clientes tão satisfeitas com o meu trabalho é muito gratificante”, declarou.

SER MÃE

A empreendedora se emociona ao relembrar que deixou seu emprego para estar perto da família e reforça o quanto foi excelente tomar esta decisão. Para ela, ser mãe significa criar laços de amor e afeto com as filhas e proporcionar isso a outras famílias por meio do seu trabalho.

“As minhas meninas foram desejadas com toda força do meu coração. São duas crianças maravilhosas e hoje vivo incondicionalmente por elas e para elas”, concluiu.

A empreendedora produz e vende acessórios infantis (Foto: reprodução/Instagram @kiilacos)

*Estagiário sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

Mães de negócios: confeiteira empreende para custear tratamento de filhos autistas

Mães de negócios: estudante empreende com crochê de amigurumis após maternidade

Mães de negócios: operadora de caixa decide empreender após parto prematuro

Mães de negócios: jovem investe em artesanato materno ao descobrir gestação


📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar