4 de julho de 2025

Professor responde dúvidas sobre processo de inscrição do Sisu 2025

Redação

Publicado em 18/01/2025 19:51

Compartilhe:

Sisu (Foto: Agência Brasil)

A primeira parcial do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 foi divulgada neste sábado (18). As inscrições para o Sisu encerram no dia 21 de janeiro. Muitos estudantes ainda têm algumas dúvidas sobre a seleção. Para esclarecer, em entrevista à TV Clube, o professor Chaguinha respondeu a algumas delas.

Como solicitar adesão a cotas?

O professor explica que, antes de selecionar as opções de curso, o site solicita que o candidato responda a um questionário socioeconômico. Esse questionário será fundamental para a adesão ou não do candidato no sistema, por meio da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), e para a definição da colocação prévia.

“Assim que o aluno entra no portal, ele responde a um questionário socioeconômico para que o Sisu 2025 possa lançar as notas e ampliar a concorrência. Hoje (18), o sistema já direcionou os alunos para as suas respectivas cotas e a colocação em que eles se encontram em cada uma delas”, explicou.

É possível realizar inscrição em dois cursos iguais?

Segundo o professor, o aluno pode realizar a inscrição selecionando a mesma opção de curso, ou até na mesma universidade, com cursos diferentes.

É preciso selecionar uma segunda opção?

O estudante pode optar por não selecionar uma segunda opção de curso. No entanto, essa prática pode diminuir as chances e as possibilidades de ingresso ao ensino superior.

O que são as parciais?

A parcial é a classificação feita diariamente, a partir do segundo dia de inscrições, antes da classificação final dos estudantes nos cursos por eles escolhidos. Com ela, o candidato pode verificar as chances de ser selecionado.

Leia também: