Capivaras e raposas têm invadido ruas no Planalto Bela Vista, na zona Sul de Teresina. A situação vem deixando moradores apreensivos, que temem doenças e ataques aos animais domésticos.
Segundo os moradores, basta anoitecer para os animais aparecerem andando pelas ruas do bairro. A visita inusitada tem preocupado os moradores, especialmente após a morte de uma capivara nas proximidades.
A moradora Rosiane Maria contou que a presença do animal dá medo, especialmente por causa das doenças, mas não apoia a matança dos animais.
“Animais selvagens no meio da gente. Nossos animais podem pegar essas doenças e temos medo disso”, disse.
A moradora Poliana Alves disse que acionou a Polícia Ambiental, mas até o momento ninguém apareceu. “Os motoboys e entregadores ficam assustados quando e eles passam”, comentou.
A dona de casa Maria Edite sente medo que as raposas ataquem pessoas ou os animais domésticos, por isso tem deixado alimentos na rua.
“Eu sei que elas estão com fome e como forma dela não atacar as pessoas. As crianças ficam com medo de ir para escola ou jogar bola na rua”, disse.
Segundo o biólogo Francisco Soares, a presença dos animais silvestres em áreas urbanas é um reflexo de um desequilíbrio. As capivaras e raposas perderam espaço no hábitat natural e por isso estão cada vez mais perto dos humanos.
“Como os predadores deles vivem afastados dos centros urbanos, eu acredito que elas estejam em um processo de superpopulação. Eles estão se reproduzindo em excesso e por isso se tornam mais frequentes e vistas pela população”, disse.
O profissional explicou que o mais correto seria fazer a afugentação dos animais, pois eles exercem um papel na natureza importante.