
O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na quinta (24) e na sexta-feira (25) a Operação Sheik contra um grupo suspeito de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de capitais, comércio ilegal de armas de fogo e integração a organização criminosa.
De acordo com o MPPI, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, sendo três em Teresina, nove em Picos e dois em Piripiri. Também foram cumpridos quatro mandados de prisão: dois na zona Sudeste de Teresina, contra homens de iniciais J.R.L. e F.J.A.G., e dois em Picos, contra um homem de iniciais O.M.L.A. e uma mulher de iniciais F.M.M.E.
Entre os investigados, há um integrante que lançou candidatura a vereador em uma cidade do interior do Piauí na eleição de 2024. O grupo criminoso atuava principalmente na região Sul do estado.
O nome da operação faz referência ao apelido do principal alvo, conhecido como “Sheik” entre os integrantes da organização.