Dia nacional do desbravador: instituição atende mais 3 mil adolescentes no Piauí

Programa tem o objetivo estimular o físico, mental e espiritual de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de todo o Brasil

Desbravadores desfilando no 7 de setembro em Teresina. (Foto: montagem/ redes sociais)

Luana Fontenele*
Luanafontenele@tvclube.com.br

Pela primeira vez o Brasil comemora o Dia Nacional do Desbravador. Celebrada, anualmente, em 20 de setembro, a data presta homenagem aos jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia que desenvolvem serviços em prol de suas comunidades o ano todo. No Piauí, 3.500 crianças e adolescentes são atendidas pelo projeto.

Segundo o líder dos desbravadores para o Piauí, Jocildo Crispim, o Clube de Desbravadores é um programa de vínculo social, aberto para todos os públicos, mesmo os não religiosos.

“Atuamos com crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos de idade, independente de raça, cor, religião, sexo. O Clube  pratica várias atividades como recreativas, acampamentos e caminhadas. Ensinamos sobre a natureza, cozinhar na fogueira e fazer abrigos para dormir. Temos também a prática de atividades sociais, como arrecadação de alimentos, combate às drogas, e programas que auxiliam os pais na educação dos filhos, além de atividades espirituais, como estudos da Bíblia”, afirma o líder.

Líder dos desbravadores no Piauí, Jocildo Crispim, em evento com mais de 2 mil adolescentes em Teresina. (Foto: reprodução/ redes sociais)

Amanda Cordeiro, mãe das gêmeas Yasmin e Isadora, de 12 anos, conta que sempre teve o sonho de ver suas filhas integradas no Clube de Desbravadores e, quando as meninas completaram 10 anos, ela realizou a inscrição das duas na instituição.

“Quando as meninas eram menores, eu ouvia falar sobre o desbravador, e eu nem era da Igreja Adventista. Eu sonhava com as meninas sendo desbravadoras mesmo sem entender de fato o que eles faziam. Pesquisei na internet, e hoje eu realizei meu sonho. Elas gostam demais do clube, e essa alegria não tem dinheiro que pague”, conta a mãe das desbravadoras que fazem parte do Clube Remanescente Fiel situado no parque ambiental da Macaúba, zona Sul de Teresina.

Desbravadoras Yasmin e Isadora com a mãe Amanda Cordeiro. (Foto: arquivo pessoal)

Segundo as gêmeas, uma das coisas que elas mais gostam na Instituição é poder aprender mais de Jesus, fazer novos amigos e se divertirem com atividades que envolvam a natureza e os animais.

“A gente conheceu o Clube de Desbravadores por meio da nossa mãe. A gente ama fazer parte desse movimento, tem muitas brincadeiras, aprendemos especialidades sobre natureza, acampamento, animais e saúde. A parte que a gente mais gosta é a oportunidade de conhecer mais da bíblia de uma forma divertida”, afirma as irmãs.

Responsabilidade social

Suéllen Deyse, diretora do Clube de Desbravadores Herdeiros do Rei, localizado na Escola Municipal Moaci Madeira Campos, no bairro Santa Sofia, zona Norte de Teresina, destaca que a instituição tem um papel primordial na sociedade, pois atua com uma faixa etária que está na fase de descobertas.

“Esse juvenil ou adolescente de 10 a 15 anos estão em uma fase de curiosidades. E isso pode fazer com que eles conheçam a prostituição ou experimentem as drogas e outras coisas ilícitas. O clube trabalha dessa forma, para influenciá-los para o correto, para o bem, torná-los cidadãos que tenham esse sentimento de utilidade, porque o clube está envolvido em ações sociais para a comunidade. Essa ação, faz com que o desbravador tenha esse sentimento de empatia e de utilidade na sociedade”, conta a diretora.

Membros dos clubes Guardiões Celestes, que atua no bairro Mocambinho e Herdeiros do Rei, que atua no bairro Santa Sofia. (Foto: arquivo pessoal)

Como encontrar um Clube de Desbravadores

Os clubes existem desde 1950 e estão presentes em mais de 160 países. No Brasil, são cerca de 10 mil clubes com mais de 280 mil participantes.

Em cada faixa etária é trabalhado um sistema de classe, classe avançadas, especialidades e mestrados, na qual o desbravador deve cumprir diversos requisitos para conquistar a conderação ao final de cada ano. São elas:

– Amigo e Amigo da Natureza (10 anos – azul)
– Companheiro e Companheiro de Excursionismo (11 anos – vermelho)
– Pesquisador e Pesquisador de Campo e Bosque (12 anos – verde)
– Pioneiro e Pioneiro de Novas Fronteiras (13 anos – cinza)
– Excursionista e Excursionista na Mata (14 anos – roxo)
– Guia e Guia de Exploração (15 anos – amarelo)
– Líder (18 anos)
– Líder Máster (19 anos)
– Líder Máster Avançado (20 anos)

Desbravadores aspirantes à classe de Líder Máster. (Foto: reprodução/ redes sociais)

Além disso, cada participante desempenha uma função dentro de um sistema de unidades, que vai desde capitão, conselheiro, tesoureiro, instrutor, secretário, capelão até diretor.

As atividades dos Clube de Desbravadores são gratuitas e acontecem todos os domingos em diversas regiões de Teresina, e nas demais cidades do Brasil. Para encontrar o clube mais perto da sua casa basta clicar nesse link e buscar pelo país e cidade.

Desbravador em atividade na natureza. (Foto: reprodução/ redes sociais)
(Foto: reprodução/ redes sociais)
(Foto: reprodução/ redes sociais)
(Foto: reprodução/ redes sociais)

*Estagiária sob supervisão da jornalista Carlienne Carpaso

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 



∴ Compartilhar