O mercado e a cultura regional têm se fortalecido no Piauí. Com o passar dos anos, os piauienses enaltecem cada vez os produtos confeccionados com as matérias-primas e as características do estado. Nessa perspectiva, o publicitário e escritor Ítalo Lima e o personal organizer José Marcelo fundaram a loja Aprumar do Piauí no dia 19 de outubro de 2022, data alusiva ao aniversário do estado.
Por meio de itens, como canecas, blusas, xícaras, quadros decorativos, bonés, itens de cozinha e joias em opala, o estabelecimento apresenta opções de produtos que reverenciam as particularidades nordestinas do Piauí.
O empreendimento, administrado pelo casal, tem o objetivo de valorizar os traços genuínos do Piauí, utilizando os aspectos regionais como artifícios para confeccionar seus produtos. Pensando nisso, Lima e Marcelo escolheram a ave da espécie jandaia do sol, instituída símbolo da capital Teresina, para consagrar a marca.
Ítalo Lima conta que todos os produtos da marca carregam alguma característica regional. Além dos artifícios visuais, dentre os aspectos trabalhados também está o sotaque dos piauienses, o “piauiês”.
“A Aprumar do Piauí nasceu com intuito de valorizar e exaltar a cultura piauiense. Todos os produtos carregam a essência da marca de exaltar nossas riquezas e aumentar a autoestima do piauiense, através de elementos que representem nossa cultura, desde o sotaque Piauiês aos pontos turísticos”, inicia.
A escolha do nome, segundo José Marcelo, surgiu após uma conversa entre o casal. Na ocasião, os dois se preparavam para uma saída quando o personal soltou a frase: “vai te aprumar!”. O termo, comumente utilizado pelos piauienses, faz referência ao ato de se preparar. A partir disso, surgiu a ideia.
De acordo com Ítalo, “as canecas são os itens que mais fazem sucesso na loja” e, durante o b-r-ó bró, aniversário da loja e natal; as vendas aumentam.
“As vendas se intensificam muito porque é um período onde exploramos muito esse jeito único de apelidar o período mais quente do ano. Já entra o aniversário da loja, que é no mesmo dia do Piauí. Logo após vem o natal, as vendas aquecem muito”, relata.
Os produtos carregarem a essência do Piauí. Segundo o casal, o mercado tem se fortalecido e alguns turistas têm começado a exportar as mercadorias. Para os empresários, é motivo de satisfação.
“Hoje, recebemos muitos turistas que exportam nossos produtos para outros locais do estado e do país. Temos o intuito de expandir cada vez mais e levar a arte piauiense ainda mais longe”, finaliza.
Produtos produzidos pela loja:
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar