A Fundação Municipal de Saúde (FMS) descartou surto de varicela, conhecida popularmente como catapora, em Teresina. A gerente de epidemiologia da FMS, dra. Amparo Salmito, informou que dois casos da doença estão sendo investigados e alertou a população sobre a importância da vacinação.
“Não temos surto, estamos investigando dois casos. Contudo fica o pedido para vacinação das crianças. O melhor é não adoecer”.
Salmito explicou que o Ministério da Saúde estava com dificuldade de enviar a vacina contra doença, mas que nesta terça-feira (7), a FMS recebeu duas mil doses.
“Estamos disponibilizando para a imunização das pessoas que ainda não estão vacinadas. Então se seu filho ainda não foi vacinado leva no posto de saúde”.
A vacina contra a catapora (varicela) fará parte do calendário básico de vacinações oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2013.
A doença a causa inflamação visível na pele, dor de cabeça, pneumonia e infecção no ouvido. É um vírus que se propaga de forma muito rápida e pode ser grave se migrar para os órgãos internos. A vacina auxilia a conter a propagação dessa enfermidade, que é particularmente perigosa quando contamina adultos
A vacina contra a catapora segue o seguinte esquema: 1ª dose aos 15 meses de idade (tríplice viral + varicela monovalente, ou tetra viral, quando disponível) e a 2ª dose é varicela monovalente, aos quatro anos.
As crianças podem receber a vacina varicela monovalente até os seis anos, 11 meses e 29 dias (menores de 7 anos). Toda criança até seis anos, 11 meses e 29 dias deve ter duas doses de vacina com o componente varicela.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
Fonte: Fundação Municipal de Saúde