3 de julho de 2025

Presos suspeitos de sequestrar e matar adolescente em Teresina

As prisões e apreensão foram realizadas na quarta-feira (2) pela equipe da Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (DESAP), do DHPP.

Redação

Publicado há 12 horas

Compartilhe:

Carlos Alexandre Pereira de Sousa (Foto: Arquivo)

Matéria atualizada às 11h

Três pessoas foram presas e um adolescente apreendido com suspeita de envolvimento no sequestro e assassinato do adolescente Carlos Alexandre, de 14 anos, em Teresina (PI).

As prisões e apreensão foram realizadas na quarta-feira (2) pela equipe da Delegacia Especializada em Pessoas Desaparecidas (DESAP), do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

O delegado Jorge Terceiro informou que o caso inicialmente era tratado como sequestro, mas passou a ser investigado como homicídio após a confirmação da morte do jovem.

Entre os presos está Francisco das Chagas Sousa, apontado como líder da facção Bonde dos 40, na região do bairro Três Andares, zona Sul da capital.

Segundo a polícia, Francisco seria responsável por uma boca de fumo no local e comandava as ações da facção. O grupo é rival ao Primeiro Comando da Capital (PCC), grupo atuante na área da Vila da Guia, onde o garoto foi sequestrado.

Outros dois suspeitos já se encontravam no sistema prisional. Michael Rodrigues de Freitas e Mateus Vinícius Ribeiro dos Santos tiveram novos mandados de prisão expedidos após a morte do adolescente.

Michael Rodrigues de Freitas, Mateus Vinícius Ribeiro dos Santos e Francisco Chagas.

IDOSO DETIDO

Um idoso de 70 anos foi detido, mas solto logo em seguida, após prestar depoimento. Ele é o proprietário do veículo utilizado no sequestro de Alexandre. O idoso alegou que o carro foi tomado enquanto ele estava sob efeito de álcool.

O veículo foi apreendido e permanece com o DHPP até que as diligências sobre o caso sejam encerradas. As investigações estão em andamento.

“Algumas pessoas foram ouvidas, que confirmaram a versão do idoso. O veículo foi recuperado na manhã seguinte [ao crime] por familiares do idoso que foram até a região do Três Andares e conseguiram reavê-lo das mãos de jovens que estavam com o veículo no local. Não descartamos que esses jovens possam estar envolvidos no crime contra o adolescente”, explicou.

DESAPARECIMENTO

A família de Carlos denunciou que ele estava desaparecido desde o dia 26 de maio de 2025 e que teria sido sequestrado na região Vila da Guia, zona Sudeste de Teresina. Ele tinha 14 anos.

Carlos estava em via pública acompanhado da namorada quando foi abordado e colocado em um veículo. A namorada não foi levada pelos ocupantes do carro. O proprietário do veículo foi identificado e liberado após depoimento.

CORPO ENCONTRADO

O corpo do adolescente foi encontrado em avançado estado de decomposição no dia 4 de junho, na localidade Torrões, zona Sul de Teresina. Exames comprovaram a identidade.

No dia 6 de junho, a primeira pessoa suspeita de participar do crime foi presa, em cumprimento de mandado de prisão temporária. A identidade dela não foi divulgada.

LEIA MAIS

Família diz que adolescente desaparecido foi sequestrado por facção em Teresina

Corpo encontrado na zona Sul é de adolescente de 14 anos sequestrado, confirma DHPP

Leia também: