Foco de Peste Suína Clássica é identificado no Piauí

Um foco de peste suína clássica foi localizado no município de Cocal de Telha.

Foto: Governo Federal

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) confirmou um foco de peste suína clássica na zona rural do município de Cocal de Telha.

A prefeitura da cidade comunicou a suspeita aos Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) no dia 23 novembro.

Na época, uma equipe foi até o local para verificar a situação e realizar a coleta de amostras dos suínos que foram enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais, instituição de referência do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Uma semana após a coleta das amostras dos animais, no dia 30 de novembro, o exame laboratorial confirmou a ocorrência da doença.

A propriedade onde foi confirmado o foco da doença tem 15 animais, sendo que dois deles morreram – durante curto período – com sintomas de diarreia, fraqueza e amontoamento (animais deitados em grupos, unidos).

A coordenadora Estadual do PESS, Karoliny Mendonça, destaca que o proprietário agiu corretamente ao acionar o mais rápido possível a equipe da ADAPI ao verificar os sinais clínicos e a morte repentina nos animais.

“Os médicos veterinários da ADAPI junto à equipe do órgão em Piripiri providenciaram a construção de vala sanitária para enterro dos animais. Nos dois dias seguintes realizamos o sacrifício dos outros 12 suínos. Iniciamos a vigilância epidemiológica e o plano de contingência na região para identificar supostos novos casos e evitar a contaminação em propriedades vizinhas”, completou Karoliny.

O proprietário será indenizado como prevê a Lei Nº 7.871 de 23/09/2022, que criou Fundo de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (FUNDAPI).

O gerente de Defesa Animal, Idílio Moura, esclarece que a “doença não é uma zoonose e, portanto, não é transmitida para o ser humano. O consumo de carne de porco não caracteriza um risco à população, uma vez que a doença é somente de importância comercial, por ocasionar muitas mortes na criação”.

A ADAPI lembra que a vacinação contra a doença está proibida no Brasil. No entanto, o MAPA gerencia no estado de  Alagoas o “Projeto – Brasil Livre de Peste Suína Clássica”.

O projeto-piloto testa a implementação de campanhas de Vacinação contra a PSC. No Estado de Alagoas mais de 17 mil animais já foram vacinados contra a Peste Suína Clássica na 5ª etapa de Vacinação, que vai até o dia 12 de dezembro de 2023.

📲 Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui! 


Fonte: SADA


∴ Compartilhar