O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano (PI), suspendeu, temporariamente, as visitas aos pacientes internados devido ao aumento no número de casos de Covid-19. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (28).
A administração da unidade de saúde determinou também que funcionários, pacientes e acompanhantes utilizem máscara, higienizem as mãos e atualizem a carteira de vacinação com os imunizantes contra a doença. Outras medidas aplicadas pela unidade de saúde incluem:
– Permanência de apenas um acompanhante para pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou que necessitem de ajuda;
– Pacientes com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos que tenham condições de ambulação, alimentação e higienização não necessitarão de acompanhantes;
– Proibição do consumo de alimentos por funcionários e acompanhantes nas dependências do hospital.
Na semana passada, o Hospital do Buenos Aires, na zona Norte de Teresina, também suspendeu o horário de visitas após vários servidores testarem positivo para a doença. As visitas foram retomadas dois dias depois, na sexta-feira (22).
Vacinação contra a Covid-19
As vacinas contra a Covid-19 estarão disponíveis em todos os postos de saúde de Floriano a partir da próxima terça-feira, dia 2 de janeiro. Entretanto, os testes para detecção do vírus já podem ser realizados nas unidades.
Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), cerca de dois milhões de piauienses estão com as vacinas atrasadas. A pasta apontou que 80% da população do estado não tomou a dose bivalente, a qual protege contra a variante Ômicron da doença.
A gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Ester Miranda, ressaltou que dois grupos precisam reforçar a imunização: pessoas de 18 anos e mais que não receberam a bivalente, e os idosos e imunossuprimidos com mais de 12 anos.
“Todos acima de 18 anos que ainda não procuraram a dose de reforço devem comparecer urgentemente aos postos de saúde. Já os idosos e imunossuprimidos que tomaram a primeira bivalente há mais de seis meses podem tomar o segundo reforço”, esclareceu à TV Clube.
Aumento de casos no Piauí
O Comitê de Operações Emergenciais (COE) da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) decidiu, na última terça-feira (26), pela retomada do uso obrigatório de máscaras em ambientes hospitalares e a manutenção dos postos de vacinação contra a Covid-19 no final do ano no Piauí.
Segundo a Gerência de Vigilância em Saúde da pasta, o estado registrou, na semana passada, cinco mortes e 115 casos notificados da doença. Todas as vítimas apresentavam comorbidades.
“Pedimos aos municípios que promovam a vacinação nas suas UBSs para evitarmos filas e aglomerações. Todos precisam cooperar higienizando as mãos, usando máscaras e mantendo, principalmente, a vacina em dia”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz.
Uma nova reunião do COE acontece na próxima quarta-feira, dia 3 de janeiro, para avaliar mais uma vez a situação da Covid-19 no Piauí.
LEIA MAIS:
Uso de máscaras em ambientes hospitalares volta a ser obrigatório, diz COE
COE orienta vacina, máscara e higiene das mãos após mortes por Covid no Piauí
Esquema vacinal completo impede casos graves de Covid, diz secretário da Saúde
Hospital do Buenos Aires retoma visitas após servidores positivarem para Covid
Teresina recebe doses de reforço contra a Covid para idosos e imunossuprimidos
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar